crianças observam eclipse

Ministério da Educação alerta escolas para cuidados na observação de eclipse

O Ministério da Educação e Ciência alertou hoje as escolas para os cuidados na observação, na sexta-feira, do eclipse total do Sol, que será parcial em Portugal, devido aos riscos de lesões oculares, inclusive cegueira. O eclipse começa pelas 8h00 e termina pelas 10h00, tendo seu pico pelas 9h00. Um comunicado do ministério esclarece que os alunos podem assistir, na quarta-feira, a uma vídeo-difusão sobre a temática, a partir das 11h00, em http://live.fccn.pt/mec/dge/eclipse.

O ministério lembra, em comunicado, que a observação do Sol “requer procedimentos de segurança correctos que, a não serem observados, terão como consequência graves riscos para a visão e, no limite, a cegueira”. E sublinha que a Direcção-Geral de Educação, em colaboração com o Observatório Astronómico de Lisboa e a Direcção-Geral da Saúde, enviou hoje às escolas “informação pormenorizada” sobre o eclipse solar e os cuidados a ter durante a observação.

O ministério avisa que o Sol “nunca deve ser observado directamente sem filtros solares oculares”, mais conhecidos como “óculos de eclipses”, nem através de óculos escuros, vidros negros fumados, películas ou negativos fotográficos e radiografias. A observação com óculos de protecção especial “nunca deve exceder períodos de 30 segundos”, fazendo-se “sempre intervalos de três minutos de descanso”.

O ministério sugere, como método seguro de observação do eclipse, a projecção da imagem do Sol num cartão, por meio de um orifício, ou a visualização da imagem projectada na sombra das árvores.

LEIA TAMBÉM

Jovens cientistas da EPTOLIVA de Tábua desenvolvem Compósito Antisséptico e conquistam segundo lugar na XI Mostra Nacional de Ciência

Jovens estudantes da Eptoliva, na Tábua, no distrito de Coimbra, desenvolveram uma solução desinfectante a …

A escola ou a escolinha (?). Autor: António Ferro.

Durante várias décadas, fui assistindo às mudanças (algumas drásticas e escusadas) no sistema de ensino …