Ministério da Educação e Ciência fecha EB1 da Lajeosa

A EB1 da Lajeosa, no concelho de Oliveira do Hospital, integra o grupo de 311 escolas do 1º ciclo a encerrar pelo Ministério de Educação e Ciência e cujos alunos passarão a ser integrados em centros escolares. A Câmara Municipal agendou para as 17h30 uma tomada de posição pública.

Depois de um ano sem lugar a encerramento de qualquer escola, o Ministério da Educação e Ciência já deu como certo o encerramento de 311 escolas do 1º Ciclo de Ensino Básico no país. Em causa estão escolas com menos de 21 alunos e que já não deverão abrir portas no arranque do próximo ano letivo, sendo os alunos integrados em centros escolares.

Uma realidade a que o concelho de Oliveira do Hospital não fica alheio, sendo certo o encerramento da EB1 da Lajeosa que vinha de um ano letivo com apenas 10 alunos (2º e 3º anos) e se preparava para um novo período escolar com igual número de alunos (3º e 4º anos). De acordo com a lista de 311 escolas divulgada pelo MEC, a EB1 da Lajeosa é a única baixa a registar no concelho de Oliveira do Hospital, contrariando aquela que tinha sido uma primeira versão que apontava para o encerramento das EB1 da Lajeosa, Meruge e Vila Franca da Beira.

O anúncio de encerramento da EB1 da Lajeosa não está contudo a cair bem junto de populares e autarcas da União de Freguesias de Lagos da Beira e Lajeosa e da própria Câmara Municipal. Para as 17h30 está mesmo marcado um encontro naquela EB1 destinada a uma tomada de posição por parte da Câmara de Oliveira do Hospital e União de Freguesias, em defesa daquele estabelecimento de ensino.

LEIA TAMBÉM

Universidade de Coimbra aposta na folha de mirtilo para tratamento da Esclerosa Múltipla

Um projecto de investigação da Universidade de Coimbra aposta no potencial terapêutico da folha de …

Polícia Judiciária deteve mulher que tentava introduzir haxixe na prisão de Coimbra

PJ deteve 12 pessoas em Coimbra por suspeita de tráfico de droga

A Directoria do Centro da Polícia Judiciária anunciou hoje ter detido, na terça-feira, doze pessoas …

  • desalinhado

    Eh pa não se esqueçam de levar a urna e o coelho!!!!!!

  • atento

    A Lajeosa anda como Travanca de Lagos a perder tudo…..la esta o que dizia o Prof Alexandrino TUDO PELAS PESSOAS só não disse que era fechado. Ora vejamos
    Lajeosa junta fechada , Travanca de Lagos Lar fechado ,Lajeosa escola vai fechar, Travanca de lagos creche em vias de fechar.

  • Ameaçador

    Não se assustem. O nosso grande presidente, tal como tem ameaçado anteriormente, vai voltar a ameaçar o governo, desta vez vai dizer que não vai transportar os alunos.
    O Crato e o governo, tal como anteriormente, até se mijam de medo.

  • Zeca Diabo

    Não chateiem o Senhor. Anda numa fase que tudo lhe corre mal .A ultima vez que o vi na diversãomas com a cara de poucos amigos que agora traz,foi nas marchas…Até o João gara, nunca mais cá veio.Desde que o carteiro andou atrás dele, é casa ou atrás do dono…

  • Preocupado

    Preocupado: O 2º representante da União de Freguesias de Lagos e Lajeosa, o sr. Paulo Sérgio já se esqueceu que, enquanto presidente da extinta junta de Lajeosa, ele e o seu tesoureiro Miguel Prazeres matricularam as suas filhas na escola primária de Oliveira do Hospital, contribuindo desta forma para reduzir o número de alunos da escola da Lajeosa. Agora, em vez de 10 seriam 12 alunos… talvez fizesse toda a diferença. E esta, hem? Temos memória curta!!!

  • Ouvido na barbearia

    – Então o “João Garra”, deixou de andar no CBS com noticias como as da Fiper?
    – Parece que sim, depois que soube da carta, anda mansinho como um cordeirinho. Cortou as unhas e passou a dedicar-se ao croché.
    – Mas ele não estava a contar com o lugar de director de comunicação na ESTGOH?
    – Estava, mas a 1ª Dama da União das freguesias de Ervedal e Vila Franca tirou-lhe o lugar.
    – Como? Então o “Garra” com esta experiência toda não conseguiu o lugar?
    – Parece que esteve melhor na escrita e nos psicotécnicos, mas na prova mais importante, não teve hipóteses. Ele bem andou a treinar, com aquela rapaziada toda, mas não conseguiu.
    – Mas que prova tão importante foi essa que o arrasou?
    – Foi a oral. Na oral, ela deixou-o quilómetros. Todos os que experimentaram foram unânimes: “A 1ª Dama na oral é muito melhor do que o Garra”.
    – Com a continuação do treino, talvez lá chegue.