Ministro da Economia inaugura Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital que terá o maior requeijão, o maior Iogurte e o maior queijo fresco de ovelha Serra da Estrela do mundo

O Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, acompanhado pelo do Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Amândio Torres, inaugura amanhã pelas 11h00 a 26.ª edição da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, um evento que se prolonga até domingo. Após este momento, o Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino e convidados, entre os quais estará o actor Fernando Mendes, contratado para apadrinhar esta edição, farão uma visita à feira que irá apresentar as maiores versões mundiais de alguns produtos.

Nos próximos dois dias do evento, o centro da cidade contará, segundo a autarquia, com mais de 300 expositores de produtos endógenos, artesanato, gastronomia, entre outros artigos, alem, claro, do rei da festa, o Queijo Serra da Estrela DOP, considerado um dos melhores queijos do mundo. Os responsáveis municipais que acreditam que podem visitar o certame (que tem lugar no Largo Ribeiro do Amaral, estendendo-se a algumas ruas próximas) cerca de 80 mil pessoas, destacam as iniciativas de provas de queijo e vinhos do Dão, tosquias e fabrico de queijo ao vivo, ou exposição animal. Na tarde de domingo, as atenções estarão centradas na emissão em directo do programa “Somos Portugal” da TVI, entre as 12h30 e as 20h00, que “irá mostrar”, refere a autarquia, “a maior Festa do Queijo Serra da Estrela nos ecrãs de televisão de Portugal e do estrangeiro”.

A animação cultural e musical será uma constante, com a presença de dezenas de grupos do concelho e da região que irão actuar pelo recinto da festa e nos vários palcos instalados – Palco Queijo Serra da Estrela (tenda principal), Palco Oliveira Mano (jardim) e Palco Serra da Estrela (zona de restauração). A Tenda de Eventos, por seu lado, será o local de dinamização de diversas iniciativas, como shows cooking – sempre tendo como base o Queijo Serra da Estrela – com a presença de vários chefes de cozinha como Cristina Manso Preto que também fará uma oficina “Cozinha para Crianças”, Pedro Sousa e Manuel André; e dos alunos do Curso Profissional de Restauração, variante Cozinha/Pastelaria do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.

“Maior Requeijão Serra da Estrela do Mundo”, “Maior Iogurte de Ovelha Serra da Estrela” e o “Maior Queijo Fresco de Ovelha Serra da Estrela”

Estará também presente a Selecção Portuguesa de Pizzaiolos, a campeã mundial, com apresentação da premiada Pizza com Queijo Serra da Estrela DOP. Há ainda lugar para um concurso de gastronomia “com queijo Serra da Estrela” no sábado, e a confecção do “maior requeijão Serra da Estrela do Mundo” que será degustado com “doce de abóbora”. Na tarde de domingo, será apresentado, segundo a autarquia, o “maior iogurte de ovelha Serra da Estrela” e o “maior queijo fresco de ovelha Serra da Estrela”.

O presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, considera que “é fundamental criar medidas de incentivo financeiro para a aquisição de animais de raças autóctones – a Ovelha Serra da Estrela e a Churra Mondegueira –, por forma a garantir a biodiversidade animal e a genuinidade do produto”. O autarca congratulou-se já com prometido anúncio da legislação que torna obrigatória a menção da origem do leite que está na base da produção do Queijo Serra da Estrela. José Carlos Alexandrino defende também que é “fundamental fomentar o aparecimento de jovens no sector, por forma a dar-lhe inovação, dinâmica e viabilidade económica”.

 

LEIA TAMBÉM

José Carlos Alexandrino acusa Governo de discriminação na ajuda pós-incêndios

O presidente da câmara de Oliveira do Hospital acusou o Governo de estar a discriminar …

IP reforça meios de prevenção e limpeza de gelo e neve nas estradas da Serra da Estrela com novo Silo de Sal-gema na Guarda

A Infra-estruturas de Portugal (IP) instalou na Guarda, um novo silo de sal-gema com capacidade …