Momentos históricos dos “Comboios na Beira Alta” em exposição no Museu Natural da Electricidade

O Museu Natural da Electricidade assinala hoje o seu 6º aniversário com a abertura, pelas 15h00, de uma nova exposição temporária alusiva ao mundo ferroviário. O evento conta com a colaboração do Museu Nacional Ferroviário e a mostra fica patente ao público de terça a domingo, nos horários normais de funcionamento do museu, até 15 de Março de 2018.

A exposição apresenta 40 objectos, que contam histórias de uma caminhada iniciada no último quartel de 1800, quando o comboio ligou a Figueira da Foz a Vilar Formoso.

Centrada no mundo ferroviário, a exposição dá especial destaque à Linha da Beira Alta, uma via considerada estruturante no desenvolvimento desta vasta região do interior de Portugal.

Da emigração ao turismo, do desenvolvimento industrial à mobilidade interna de pessoas e bens, tudo contribuiu para transformar esta linha ferroviária numa via estruturante para as “gentes” da Beira Alta e do país. Depois de 135 anos essa importância continua incólume, mantendo-se como a mais importante via ferroviária para ligar Portugal ao resto da Europa.

LEIA TAMBÉM

IMT vai recorrer de decisão que declarou ilegal fecho de centro de inspecção automóvel de Seia

O Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT) anunciou que vai recorrer das decisões judiciais que …

Dez detidos em Seia por tráfico de droga

A GNR de Gouveia deteve, entre os dias 1 e 3 de Setembro, oito homens …