Momentos históricos dos “Comboios na Beira Alta” em exposição no Museu Natural da Electricidade

O Museu Natural da Electricidade assinala hoje o seu 6º aniversário com a abertura, pelas 15h00, de uma nova exposição temporária alusiva ao mundo ferroviário. O evento conta com a colaboração do Museu Nacional Ferroviário e a mostra fica patente ao público de terça a domingo, nos horários normais de funcionamento do museu, até 15 de Março de 2018.

A exposição apresenta 40 objectos, que contam histórias de uma caminhada iniciada no último quartel de 1800, quando o comboio ligou a Figueira da Foz a Vilar Formoso.

Centrada no mundo ferroviário, a exposição dá especial destaque à Linha da Beira Alta, uma via considerada estruturante no desenvolvimento desta vasta região do interior de Portugal.

Da emigração ao turismo, do desenvolvimento industrial à mobilidade interna de pessoas e bens, tudo contribuiu para transformar esta linha ferroviária numa via estruturante para as “gentes” da Beira Alta e do país. Depois de 135 anos essa importância continua incólume, mantendo-se como a mais importante via ferroviária para ligar Portugal ao resto da Europa.

LEIA TAMBÉM

Universidade de Coimbra aposta na folha de mirtilo para tratamento da Esclerosa Múltipla

Um projecto de investigação da Universidade de Coimbra aposta no potencial terapêutico da folha de …

Polícia Judiciária deteve mulher que tentava introduzir haxixe na prisão de Coimbra

PJ deteve 12 pessoas em Coimbra por suspeita de tráfico de droga

A Directoria do Centro da Polícia Judiciária anunciou hoje ter detido, na terça-feira, doze pessoas …