Moradores denunciam descargas efectuadas na rede de esgotos

… da Câmara Municipal efectuam nas caixas de esgoto localizadas em plena via pública.

“Eles fazem isto várias vezes por dia”, contou esta manhã ao correiodabeiraserra.com o morador autor da denúncia que preferiu não ser identificado, embora tenha ele próprio alertado os funcionários, de que iria remeter as fotografias para este diário digital.

Segundo acrescentou, o descontentamento atinge a totalidade dos moradores, dado que as descargas são causadoras de maus odores, quer na via pública, quer no interior das habitações, através das tubagens das cozinhas e casas de banho.

“Toda a gente está chateada com aquilo”, insistiu, referindo que “aquela situação já se verifica há anos”. Os moradores da Rua do Casal Novo terão tido a indicação de que, com a entrada em funcionamento da nova ETAR, as descargas terminariam naquele local, mas a situação continua a arrastar-se. Os moradores garantem fazer eco daquele atentado à saúde pública, porque não aceitam que “só ali vão despejar as porcarias que vão buscar a todo o lado”.

Recorde-se que descargas desta natureza – consideradas ilegais pela Águas do Zêzere e Côa – foram responsáveis pelo mau funcionamento da nova ETAR, quando ainda se encontrava numa fase experimental, provocando maus cheiros que eram facilmente detectáveis em vários pontos da cidade.

Na ocasião, Julho de 2008, fonte da AZC confirmou ao CBS online que a situação estava a ser provocada por “descargas ilegais que estavam a ser efectuadas na rede”. “Se o novo equipamento estivesse só a receber o caudal da antiga ETAR, já desactivada, estes problemas não aconteciam”, garantiu a mesma fonte.

Sobre o assunto em concreto, denunciado esta manhã por um morador da Rua do Casal Novo, fonte da AZC explicou há instantes ao correiodabeiraserra.com que a manutenção da rede de esgotos é da responsabilidade da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, pelo que a AZC apenas é responsável pela nova ETAR.

LEIA TAMBÉM

Cemitério de Nogueira do Cravo vai ser ampliado

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou na sexta-feira o alargamento do cemitério de …

LMAN promove “peregrinação” ao Santuário de Nossa senhora das Preces em Vale de Maceira

A Liga de Melhoramentos Desporto e Cultura de Aldeia de Nogueira (LMAN) vai realizar no …