Natural de S. Paio de Gramaços, Alberto Amaral – um coronel aposentado –, teve uma intensa carreira militar. Esteve destacado na NATO e chegou a ocupar o cargo de Juíz do Supremo Tribunal Militar.
Antes do 25 de Abril, participou activamente na oposição ao regime de Salazar.
Num regresso às origens, Alberto Amaral foi eleito por duas vezes, pelo Partido Socialista, vereador da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, assumindo o cargo durante os dois primeiros mandatos de Carlos Portugal.
Na sua passagem por Oliveira do Hospital, Amaral presidiu ainda à comissão política concelhia do PS local e também representou o partido na Assembleia Municipal. O seu corpo, encontra-se em Câmara ardente na Igreja de S. Paio de Gramaços e o funeral realiza-se, hoje, às 18h30, para o cemitério local