Mostra “Da Nossa Terra” está de volta ao mercado

O Município de Oliveira do Hospital e a ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital continuam a realizar, em 2014, a Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra” – nas instalações provisórias do Mercado Municipal (antigo edifício da Renault, em frente ao Mercado Municipal). No próximo sábado, 8 de fevereiro, das 08h30 às 13h00, realiza-se mais uma edição da iniciativa que está a completar quatro anos de existência.

Em 2014, a mostra surge renovada, com um novo figurino e com outra dinâmica, até pelo facto de se comemorar o Ano Internacional da Agricultura Familiar. Assim, o município vai continuar a investir no apoio à pequena economia agrícola de cariz familiar, incentivando o desenvolvimento desta atividade.

Promovida no segundo sábado de cada mês, a mostra “entrou definitivamente nos hábitos de consumo de todos aqueles que preferem produtos de qualidade a preços mais baixos”. Todos os meses, produtos vindos diretamente da terra, genuínos e de qualidade, enchem as bancas do Mercado Municipal e fazem desta mostra “uma excelente alternativa aos hábitos de consumo dos oliveirenses e de todos os que habitualmente visitam este certame, numa mostra que se tem vindo a afirmar cada vez mais de cariz regional”.

Desde o seu início, a Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra” tem vindo a aumentar o número de produtores permanentes, por onde já passaram, no total, mais de uma centena. A organização da Mostra continua a acolher a inscrição de mais e novos produtores, para que esta iniciativa possa continuar a crescer e a inserir-se nos hábitos de alimentação saudável da região da Beira Serra.

É reconhecida hoje em dia, cada vez mais, a importância que os produtos da terra têm na alimentação quotidiana. A mostra “Da Nossa Terra” faz, justamente, a apologia deste tipo de produtos, nascidos na terra e vindos diretamente dela para as nossas casas.

“Para além desta vantagem, existe uma outra, económica, podendo o consumidor adquirir produtos tradicionais de qualidade a preços mais baixos, no que tem sido assumido como um meio de promoção de hábitos de alimentação saudável, associada à qualidade dos produtos da terra”, refere a autarquia.

Outra das facetas mais interessantes da Mostra resulta da oportunidade que tem sido dada a vários produtores locais para escoarem a suas produções, permitindo acréscimos de rendimento a estas famílias.

“Da Nossa Terra” consiste numa mostra do que de melhor se produz em termos de produtos biológicos, agrícolas e tradicionais no concelho de Oliveira do Hospital e concelhos limítrofes, não esquecendo igualmente algum do artesanato do concelho e da região.

Podem participar na Mostra todos os produtores biológicos do concelho e da região, bem como produtores de agricultura tradicional, desde que se insiram no âmbito desta iniciativa e que queiram abraçar a causa da promoção, divulgação e venda dos produtos produzidos na nossa terra, seja em modo de produção tradicional, as usuais produções da horta, do quintal ou da quinta, seja os produtos biológicos.

A Mostra deu os primeiros passos pela mão do CLDS – Contrato Local de Desenvolvimento Social, em julho de 2010, tendo como parceiros o Município de Oliveira do Hospital e as associações ADIBER, Caule e Solo Vivo. A partir de setembro de 2012, a organização passa para a esfera do Município de Oliveira do Hospital e da ADI.

LEIA TAMBÉM

Um morto em Viseu devido a acidente

Um homem de 35 anos morreu ontem à noite na sequência de um acidente na …

MAAVIM acusa Ministro da Agricultura de ignorância

O Movimento Associativo Apoio Vítimas Incêndio Midões (MAAVIM) acusou hoje em comunicado o Ministro da …