Município avança com Gabinete para o Património Arquitectónico e Histórico-Arqueológico

O Centro Interpretativo das Ruínas Romanas da Bobadela abriu as suas portas ao mais recente projecto do município de Oliveira do Hospital, destinado ao estudo plurivalente e à preservação e salvaguarda do património concelhio.

Designado por Gabinete para o Património Arquitectónico e Histórico-Arqueológico do município de Oliveira do Hospital (GAPACOH), o novo espaço sob a alçada do pelouro da Cultura, está a cargo de Rui Miguel Marques da Silva.

Com o novo projecto, o executivo camarário pretende – de acordo com informação autárquica – “lançar um renovado olhar sobre o vasto e rico património do concelho”.

Para o efeito, e no âmbito das suas funções, o gabinete vai colocar em marcha a elaboração da Carta Arqueológica do concelho.

“Consideramos que o futuro do concelho de Oliveira do Hospital passa, em grande parte, pelo seu passado”, sublinha o executivo liderado por José Carlos Alexandrino, na certeza de que o “património estudado, preservado e divulgado colocará o concelho na rota nacional do turismo cultural e contribuirá para a perpetuação da identidade e da memória histórica dos cidadãos da região”.

Férias Arqueológicas na Bobadela

Entretanto, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital calendarizou para 29, 30 e 31 de Março e 1 de Abril a realização das Férias Arqueológicas.

Organizada pela primeira vez, a acção consiste na identificação visual, em regime intensivo, da cultura material – artefactos, cerâmica e afins – dispersa pelas redondezas da freguesia de Bobadela.

Para o efeito serão constituídas cinco equipas, cada uma formada por cinco estudantes e um chefe de equipa de prospecção.

LEIA TAMBÉM

Cemitério de Nogueira do Cravo vai ser ampliado

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou na sexta-feira o alargamento do cemitério de …

LMAN promove “peregrinação” ao Santuário de Nossa senhora das Preces em Vale de Maceira

A Liga de Melhoramentos Desporto e Cultura de Aldeia de Nogueira (LMAN) vai realizar no …