Município avança com Gabinete para o Património Arquitectónico e Histórico-Arqueológico

O Centro Interpretativo das Ruínas Romanas da Bobadela abriu as suas portas ao mais recente projecto do município de Oliveira do Hospital, destinado ao estudo plurivalente e à preservação e salvaguarda do património concelhio.

Designado por Gabinete para o Património Arquitectónico e Histórico-Arqueológico do município de Oliveira do Hospital (GAPACOH), o novo espaço sob a alçada do pelouro da Cultura, está a cargo de Rui Miguel Marques da Silva.

Com o novo projecto, o executivo camarário pretende – de acordo com informação autárquica – “lançar um renovado olhar sobre o vasto e rico património do concelho”.

Para o efeito, e no âmbito das suas funções, o gabinete vai colocar em marcha a elaboração da Carta Arqueológica do concelho.

“Consideramos que o futuro do concelho de Oliveira do Hospital passa, em grande parte, pelo seu passado”, sublinha o executivo liderado por José Carlos Alexandrino, na certeza de que o “património estudado, preservado e divulgado colocará o concelho na rota nacional do turismo cultural e contribuirá para a perpetuação da identidade e da memória histórica dos cidadãos da região”.

Férias Arqueológicas na Bobadela

Entretanto, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital calendarizou para 29, 30 e 31 de Março e 1 de Abril a realização das Férias Arqueológicas.

Organizada pela primeira vez, a acção consiste na identificação visual, em regime intensivo, da cultura material – artefactos, cerâmica e afins – dispersa pelas redondezas da freguesia de Bobadela.

Para o efeito serão constituídas cinco equipas, cada uma formada por cinco estudantes e um chefe de equipa de prospecção.

LEIA TAMBÉM

“O presidente diz que Oliveira está na moda. Adarnela só se for na moda da idade da pedra. Não tem água, nem saneamento”

Quem chega a Adarnela, no concelho de Oliveira do Hospital encontra uma localidade dividida entre …

Cemitério de Nogueira do Cravo vai ser ampliado

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou na sexta-feira o alargamento do cemitério de …