Município de Oliveira do Hospital assinala o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo

Pelo segundo ano consecutivo, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital adere à campanha “Ligth it up blue – Acendam a Luz Azul” para assinalar o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo que se comemora hoje, dia 2 de abril.

Em 2008, a Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 2 de abril como Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, para ser considerado todos os anos, e desde então o movimento mundial “Ligth it up blue” tem reforçado as campanhas de sensibilização junto da população para o tema do autismo, nomeadamente através da iluminação em azul de vários monumentos no mundo inteiro.

O Município de Oliveira do Hospital, através do Pelouro da Saúde e com o Gabinete de Ação Social e Saúde (GASS), associa-se, uma vez mais, à Federação Portuguesa de Autismo, parceira de Autism-Europe e Autism Speaks, a maior organização americana de autismo, juntando-se à Campanha Mundial Acendam a Luz Azul (Ligth it up blue), pelo que ao longo de todo o dia irá permanecer acesa uma luz azul nos Paços do Município.

Com o objetivo de sensibilizar a população, desmistificar a problemática do autismo e perseguir um maior envolvimento na iniciativa, o Município de Oliveira do Hospital convidou todos/as os/as seus/suas colaboradores/as a Iluminarem-se de Azul, isto é, a vestirem uma peça de roupa azul, como forma de chamar a atenção para o problema. Um desafio que lança, igualmente, a outras entidades concelhias como Escolas e IPSS.

O autismo é uma perturbação neurobiológica complexa que afeta a comunicação, o comportamento e as relações sociais, que afeta uma criança em cerca de cada 110, nos Estados Unidos. É uma fonte de preocupação crescente no domínio da saúde pública a nível mundial e estima-se que afeta cerca de 67 milhões de pessoas no mundo.

LEIA TAMBÉM

GNR realizou ontem 40 detenções em flagrante delito, sete das quais por roubo

Filho preso por suspeitas de ter matado mãe com martelo em Viseu

O homem de 37 anos suspeito de ter matado a mãe em Santarinho, no concelho …

Um morto e dois feridos em acidente em Viseu

Uma colisão entre dois veículos ligeiros hoje de manhã, em Sátão, distrito de Viseu, provocou …