Município de Oliveira do Hospital investe 30 mil euros em bolsas de estudo

Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) apoiou os alunos economicamente carenciados do concelho que frequentam estabelecimentos de ensino superior público com bolsas de estudo num valor superior a 30 mil euros. No presente ano lectivo um total de 35 bolsas de estudo, onde se incluem cinco bolsas de mérito escolar destinadas a dois estudantes do ensino secundário e três do ensino superior com aproveitamento escolar excepcional. Nos últimos seis anos, a autarquia atribuiu um total de 185 as bolsas de estudo para o ensino superior, num investimento que ronda os 232 mil euros.

“Sensível às dificuldades e à situação económica que afectam alguns agregados familiares, a CMOH pretende, com este investimento na Educação, contribuir para que os jovens residentes no concelho possam prosseguir os seus estudos no ensino superior e continuar com a sua formação académica, independentemente da sua condição económico-financeira”, refere uma nota da autarquia, a qual adianta que o município “tem procurado primar pelo apoio aos alunos e às suas famílias, na área da educação e da formação”.

A bolsa de estudo por insuficiência económica é uma prestação pecuniária equivalente a 40 por cento da retribuição mínima mensal garantida em vigor, para comparticipação nos encargos decorrentes da frequência do ensino superior pelos estudantes economicamente mais desfavorecidos do Concelho de Oliveira do Hospital.

“Para além do objectivo de estimular a frequência do ensino superior e a continuidade do percurso académico, a atribuição de bolsas de estudo visa também a criação de condições adequadas ao tecido económico concelhio, através da dotação de quadros técnicos superiores, fomentando-se assim um desenvolvimento sustentado”, conclui a nota.

LEIA TAMBÉM

Penalva de Alva em festa no fim-de-semana e Tuna Recreativa Penalvense volta a actuar seis meses depois

As tradicionais Festas de Verão em Penalva de Alva regressam este fim-de-semana. A edição deste …

Requalificação da EN 17 arrancou hoje, sete meses depois de adjudicada, e publicidade a visita de Alexandrino merece criticas de Luís Lagos

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, visitou esta manhã …

  • António Lopes

    Não me digam que nem os 50 mil orçamentados, gastaram…? Deve haver engano.! Acho que vi 53 500 00 euros nas contas que não aprovei na última Assembleia Municipal..! Há que investir é na bola, nas festas e na feira do queijo…Daí é que vai vir o futuro..! Vamos lá financiar alunos para ficarem no desemprego..?

  • Tendeiro

    Investe 30 mil em bolsas de estudo, e paga mais de 30 mil por uma barraca na festa do queijo.
    Pobres estudantes, vale mais dedicarem-se ao aluguer de tendas.

  • Foguetório

    A quem souber, agradece-se informe…
    Esta noite, cerca da 1 da manhã – 18maio2016-, grande foguetório foi visto, e ouvido, na cidade de Oliveira do Hospital.(Creio que para os lados da igreja…)
    Foguetório, é sinal de festa…
    (Terá algum oliveirense, por atraso de chegada, resolvido festejar o “tri” fora de horas?)
    Nunca se sabe.
    E eu não sei qual é o calendário de festas, por aqui…
    Obrigado