Município de Oliveira do Hospital promove ação de reflorestação na área ardida em Avô

O município de Oliveira do Hospital promove, amanhã, uma ação de reflorestação em Avô que irá abranger cerca de 1,5 ha de área ardida no incêndio de 2012 e onde serão plantados cerca de 1600 folhosas diversas.

Esta ação será dinamizada pelo Município de Oliveira do Hospital com a participação dos alunos do 1.º CEB do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e dos membros da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

Esta nova Ação de Reflorestação de Áreas Ardidas será desenvolvida no âmbito do Projeto de “Proteção Florestal – Vamos Cuidar da Nossa Floresta – Ela Depende de Nós e Nós Dependemos Dela” promovido pela plataforma AMO Portugal – Associação Mãos à Obra Portugal. A ação terá início às 9h30, decorrerá ao longo de todo o dia, e será dinamizada no acesso à Capela de S. Pedro, em Avô.

O Município, através dos seus pelouros do Ambiente e Qualidade de Vida; da Floresta e Desenvolvimento Rural; e da Educação, tem dinamizado várias ações de promoção ambiental com o objetivo de “valorizar o concelho de Oliveira do Hospital, privilegiando a plantação e sementeira de flora autóctone, e de sensibilizar os mais jovens para a educação ambiental”, informa em comunicado.

Um trabalho que tem vindo a ser implementado desde 2010 com várias ações de reflorestação, inseridas nos objetivos da Agenda 21 Local, e até ao momento já abrangeram cerca de 19 hectares de terreno, nomeadamente no Perímetro Florestal N. Sra. das Necessidades (Gramaça, Aldeias das Dez), no Vale da Madrana (Chamusca da Beira, Lagos da Beira), na Área Baldia das Rodas (Merujais, Penalva de Alva), na Quinta da Serrana (Ervedal da Beira), nas áreas ardidas em Rio de Mel, S. Gião e em Ervedal da Beira. A estas acrescentam-se várias plantações simbólicas de espécies autóctones no Parque do Mandanelho e no Parque dos Marmelos.

LEIA TAMBÉM

Dois detidos em flagrante em Tábua por cultivo de cannabis

O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial da Lousã deteve, ontem, dois homens com …

GNR realizou ontem 40 detenções em flagrante delito, sete das quais por roubo

Apenas um elemento do grupo suspeito de vários crimes na zona Centro ficou em prisão

Dos cinco jovens, com idade entre os 22 e os 28 anos detidos pela PJ …