Terça-feira, Março 28, 2017
Início - Região - Município de Seia disponibiliza 100 mil euros para prioridades definidas pelos munícipes
Município de Seia disponibiliza 100 mil euros para prioridades definidas pelos munícipes

Município de Seia disponibiliza 100 mil euros para prioridades definidas pelos munícipes

A Câmara Municipal de Seia alocou uma verba de 100 mil euros para o orçamento participativo – OP Seia. Este mecanismo “de democracia participativa e voluntária”, convida os munícipes a participar directamente na definição de prioridades de investimento municipal para o orçamento de 2017. O limite para cada proposta elegível é de 10 mil euros.

“O objectivo é mobilizar a comunidade, rentabilizando o capital de conhecimento dos cidadãos e promovendo o direito a participar sobre os projectos e as políticas a executar no concelho que se quer para os próximos anos”, explica a Câmara que com esta medida pretende reforçar “os princípios e compromissos da autarquia” e levar a administração aos cidadãos. “O OP Seia pretende criar condições para que os cidadãos sejam mais participativos, apresentem propostas que respondam, de forma inovadora e diferenciadora, aos problemas com que se deparam diariamente”, sublinham.

Até ao dia 15 de Novembro de 2016, todos os cidadãos com mais de 18 anos podem apresentar, a título individual, as suas propostas que contribuam para um desenvolvimento mais sustentável do Concelho, através da internet, na página www.seiaparticipa.pt, na Câmara Municipal e na Junta de Freguesia. A Câmara Municipal está ainda a promover sessões de apresentação do Orçamento Participativo nas diversas freguesias.

As sessões tiveram início em Santiago, no dia 7 deste mês, tendo até então já se realizado mais seis apresentações nas localidades de Tourais e Lajes, Vila Cova à Coelheira, Teixeira, Sazes da Beira e Pinhanços. Para setembro estão ainda calendarizadas apresentações em Valezim e Carragozela, dia 19, Vide, Cabeça e Santa Comba, dia 20, Sabugueiro, Sameice e Travancinha, dia 21, Santa Eulália, Sandomil (no Espaço Internet) e Várzea de Meruge, dia 22, Loriga, no dia 26, Torroselo e Folhadosa, dia 27, Paranhos da Beira (no Centro Social) e Lapa dos Dinheiros, dia 28, Girabolhos, dia 29, e Alvoco da Serra, dia 30. Em outubro decorrem sessões em Santa Marinha, dia 3, São Martinho, dia 4, São Romão, dia 6, finalizando o leque de apresentações na sede do concelho, em Seia (Auditório da Casa Municipal a Cultura), no dia 7. As sessões têm lugar nas sedes das Juntas de Freguesia ou nos edifícios das Uniões das Freguesias, à excepção de Paranhos da Beira, Sandomil e Seia, às 21h00.