Câmara Municipal de Seia promove incentivos à criação de emprego e ao investimento.

Município de Seia disponibiliza 100 mil euros para prioridades definidas pelos munícipes

A Câmara Municipal de Seia alocou uma verba de 100 mil euros para o orçamento participativo – OP Seia. Este mecanismo “de democracia participativa e voluntária”, convida os munícipes a participar directamente na definição de prioridades de investimento municipal para o orçamento de 2017. O limite para cada proposta elegível é de 10 mil euros.

“O objectivo é mobilizar a comunidade, rentabilizando o capital de conhecimento dos cidadãos e promovendo o direito a participar sobre os projectos e as políticas a executar no concelho que se quer para os próximos anos”, explica a Câmara que com esta medida pretende reforçar “os princípios e compromissos da autarquia” e levar a administração aos cidadãos. “O OP Seia pretende criar condições para que os cidadãos sejam mais participativos, apresentem propostas que respondam, de forma inovadora e diferenciadora, aos problemas com que se deparam diariamente”, sublinham.

Até ao dia 15 de Novembro de 2016, todos os cidadãos com mais de 18 anos podem apresentar, a título individual, as suas propostas que contribuam para um desenvolvimento mais sustentável do Concelho, através da internet, na página www.seiaparticipa.pt, na Câmara Municipal e na Junta de Freguesia. A Câmara Municipal está ainda a promover sessões de apresentação do Orçamento Participativo nas diversas freguesias.

As sessões tiveram início em Santiago, no dia 7 deste mês, tendo até então já se realizado mais seis apresentações nas localidades de Tourais e Lajes, Vila Cova à Coelheira, Teixeira, Sazes da Beira e Pinhanços. Para setembro estão ainda calendarizadas apresentações em Valezim e Carragozela, dia 19, Vide, Cabeça e Santa Comba, dia 20, Sabugueiro, Sameice e Travancinha, dia 21, Santa Eulália, Sandomil (no Espaço Internet) e Várzea de Meruge, dia 22, Loriga, no dia 26, Torroselo e Folhadosa, dia 27, Paranhos da Beira (no Centro Social) e Lapa dos Dinheiros, dia 28, Girabolhos, dia 29, e Alvoco da Serra, dia 30. Em outubro decorrem sessões em Santa Marinha, dia 3, São Martinho, dia 4, São Romão, dia 6, finalizando o leque de apresentações na sede do concelho, em Seia (Auditório da Casa Municipal a Cultura), no dia 7. As sessões têm lugar nas sedes das Juntas de Freguesia ou nos edifícios das Uniões das Freguesias, à excepção de Paranhos da Beira, Sandomil e Seia, às 21h00.

LEIA TAMBÉM

José Carlos Alexandrino garante que existem três médicos dispostos a vir trabalhar para Oliveira do Hospital desde que sejam contratados pela tutela

Deputado do PS Santinho Pacheco defende encaminhamento de doentes renais de Seia e Gouveia para Viseu

O deputado socialista Santinho Pacheco, eleito pelo circulo eleitoral da Guarda, anunciou hoje que questionou …

A partir de hoje a origem do leite é obrigatória nos rótulos

A origem do leite, queijo, requeijão, iogurte, manteiga ou nata vai ser obrigatória nos rótulos …