No próximo dia 2 de Fevereiro, sábado de Carnaval, o espaço envolvente ao Mercado Municipal de Seia acolhe a 31ª edição da Feira do Queijo, que este ano se apresenta com algumas novidades na organização e apresentação.

Município de Seia promove Feira do Queijo e desafia restaurantes a incluírem borrego nas ementas

Imagem vazia padrãoAté os restaurantes do concelho são convidados a acolher a Mostra do Borrego, com o objectivo de passarem a inserir nas suas ementas um prato de Borrego Serra da Estrela, valorizando-se este produto da região.

Para a preparação do certame, a Câmara Municipal de Seia, através da sua Empresa Municipal de Cultura e Recreio realizou reuniões no Município com a presença dos responsáveis das Associações de Produtores, nomeadamente da Associação de Artesãos da Serra da Estrela (AASE), da Associação de Apicultores do Parque Natural da Serra da Estrela (AAPNSE), da Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE) e da Liga de Criadores e Amigos do Cão Serra da Estrela (LICRASE). A vontade manifestada de se organizar a Feira em parceria, levou a que fosse elaborado um Regulamento para as várias mostras de produtos, já que para além do queijo, o certame é também constituído pelas mostras de artesanato, mel, ovinos e cães Serra da Estrela.

Segundo nota de imprensa enviada ao diário online do Correio da Beira Serra, na Mostra do Queijo, haverá um espaço definido para os produtores de queijo com DOP – Denominação de Origem Protegida e outro para os produtores que possuam as suas queijarias devidamente licenciadas, para além de um outro lugar para os industriais de lacticínios.

Para os apicultores, a organização reserva uma tenda gigante, enquanto que para os artesãos haverá stands próprios nas imediações do Mercado Municipal. Está igualmente prevista uma Mostra de Ovinos, que conta com o apoio técnico da ANCOSE e uma Mostra de Cães Serra da Estrela, com o apoio da LICRASE.

Paralelamente, decorrerá a animação de rua assegurada por vários grupos do concelho, o Rancho de Oroundo, (Covilhã) e as Fanfarras Sacabucha da Castanheira (Guarda) e NemFáNemFum de Famalicão (Guarda). À Escola profissional da Serra da Estrela caberá a organização de Concurso de Doces. Terá ainda lugar um Desfile de Carnaval de escolas e Jardins de Infância de Seia, uma representação Etnográfica do Rancho Folclórico de Seia e d’ “Os Pastores” de São Romão, o “Carnaval na Neve” do Rotary Clube de Seia e um Encontro Nacional de Carros Minis, promovido pela Associação Clube Minis da Serra da Estrela.

Em Oliveira do Hospital, o certame realiza-se dia 8 de Março
Entre Fevereiro e Março sucedem-se pelos vários concelhos da região da Serra da Estrela os certames onde o Queijo Serra da Estrela é rei. Em Oliveira do Hospital, tal acontecerá no dia 8 de Março. Segundo informação divulgada na Agenda Cultural do município, o certame será antecedido – de 1 a 9 de Março – por uma Semana Gastronómica com os restaurantes da cidade. Na sexta-feira, dia 7 de Março será feita a recepção das Confrarias, reservando-se para o dia seguinte a realização da XVII Festa do Queijo, Enchidos e Mel. No mesmo dia, terá lugar uma Missa Solene com a presença dos representantes da Assembleia dos Cavaleiros da Ordem Soberana e Militar de Malta, presidida por um alto dignitário da Diocese. Destaque ainda para a realização do XIX Capítulo da Confraria do Queijo Serra da Estrela com entronização de novos confrades e apresentação do “Grande Livro do Queijo Serra da Estrela”, bem como para a entrega dos prémios do concurso de fotografia “Da pastorícias ao Queijo Serra da Estrela”.

LEIA TAMBÉM

Ministro Pedro Marques garantiu em Nelas que a aposta em infra-estruturas de transporte passa pela ferrovia e IP3, ignorando IC6 e IC12

O ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, assegurou ontem em Canas de Senhorim, Nelas, …

José Carlos Alexandrino lança suspeitas sobre queijeiras de Seia nas descargas ilegais no rio Cobral

Como regresso da chuva, os habitantes que vivem próximo do rio Cobral temem que voltem …