Home - Região - Oliveira do Hospital - Município homenageia Agostinho Almeida Santos com medalha de ouro municipal

Município homenageia Agostinho Almeida Santos com medalha de ouro municipal

 

A medalha de ouro municipal de Oliveira do Hospital vai ser entregue, no próximo dia 7 de outubro, feriado municipal, ao oliveirense Agostinho Almeida Santos.

A motivar tal gesto, sugerido pela Junta de Meruge, está o vasto currículo associado ao médico e professor universitário, natural daquela freguesia e que continua a manter ligações com o concelho oliveirense.

Nascido em 1940, Agostinho de Almeida Santos, é ginecologista e professor universitário aposentado. Do conjunto de funções que já desempenhou destaca-se a passagem pela presidência do Conselho de Administração dos Hospitais da Universidade Coimbra, de onde saiu em Janeiro de 2010, assinalando assim, ao fim de 46 anos, o final da sua carreira universitária e hospitalar.

Foi, contudo, em Paris que, em Outubro de 2010, proferiu a tradicional “última aula”, com o título “Big Bang do ser humano”, durante a conferência de encerramento das 10.ªs Jornadas Europeias da Sociedade Francesa de Ginecologia e Jornadas Albert Netter da Sociedade Europeia de Ginecologia.

Membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, Agostinho Almeida Santos é também, desde novembro de 2009, Cônsul Honorário de Cabo Verde para a região Centro. Nesta última condição esteve, em abril de 2010, de visita à Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, onde reuniu com alunos cabo-verdianos.

Para além de prestar homenagem a Agostinho Almeida Santos, o município oliveirense prepara-se para também distinguir o Futebol Clube de Oliveira do Hospital que, na última época se sagrou campeão da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra e ingressou no campeonato nacional da 3ª divisão de futebol.

Por decidir estão, ainda, os nomes da instituição e individualidade que, no dia 7 de Outubro, também vão ser homenageados, em sessão solene do feriado municipal, com as medalhas de mérito municipal. Tal deverá ficar decidido em reunião extraordinária do executivo, agendada para a próxima terça-feira, 20 de setembro.

LEIA TAMBÉM

Onda de calor pode levar “a quebra de 70 por cento na produção de fruta da região Centro”

O longo período de tempo previsto de altas temperaturas está a preocupar os produtores de …

Médicos continuam a abandonar Oliveira do Hospital: um já rescindiu e outro prepara-se para pedir transferência

Concelho oliveirense pode ficar em breve com cerca de 7,5 mil utentes sem médico de …