Município lançou publicação sobre Monumentos Megalíticos

Num trabalho conjunto entre o município e a Arqueohoje, a autarquia de Oliveira do Hospital tem disponível uma publicação alusiva aos monumentos megalíticos existentes no concelho de Oliveira do Hospital e que, recentemente, foram alvo de trabalhos de restauro e conservação.

Contemplando um conjunto de imagens e informação pormenorizada, a publicação intitulada de “Crença na Eternidade” e, disponível em 2500 exemplares particulariza os legados que existem na Sobreda, Seixo da Beira, Cavada e Bobadela.

Ao mesmo tempo que apresenta uma explicação do fenómeno do Megalitismo, a nova publicação dá ainda conta da vontade expressa do município em “atrair novos públicos” capazes de “fruir” do passado histórico, “tendo por base um turismo dinâmico e sustentável”.

Esta é, pelo menos, a posição assumida pelo presidente da Câmara que na mensagem que consta na página cinco da publicação considera que “um concelho com história é um concelho com futuro”.

Fazendo referência a cada um dos monumentos em destaque na publicação, Mário Alves fala da necessidade de se “potenciar o turismo no nosso concelho, conservando e divulgando o nosso património”.

Quando tem em mente a organização de “visitas de campo temáticas” direccionadas para as “comunidades educativas e demais públicos”, o presidente cessante da Câmara Municipal convida cada a um “a participar na efectiva conservação e difusão dos bens culturais, tangíveis e intangíveis” de que os oliveirenses são “fiéis depositários” das gerações precedentes.

LEIA TAMBÉM

5 Junho, 1443 – Dia, mês e ano da morte do abandonado infante D. Fernando – O “Infante Santo”. Autor: João Dinis, Jano

O infante D. Fernando, 8º e último filho (legítimo) de D. João I, viveu 41 …

RTP 2 transmitiu ontem documentário sobre a vida de um exilado político filho de Ervedal da Beira

A RTP2 transmitiu ontem o documentário realizado pela professora universitária brasileira Guiomar Ramos “Por parte …