moinho

Museu da Electricidade de Seia comemora dias dos Moinhos e dos Monumentos

O Museu Natural da Eletricidade prove uma iniciativa que visa dar a conhecer o património molinológico das freguesias de Sandomil e Sabugueiro e o património natural, industrial e rural da aldeia de Vila Cova à Coelheira durante o mês de Abril.

A primeira iniciativa tem como objetivo assinalar o Dia Nacional dos Moinhos e realiza-se no dia 7 de Abril, na localidade de Sandomil. Em colaboração com a Junta de Freguesia, o programa integra uma “oficina” sobre como confecionar carolos doces e uma visita ao Moinho da Quinta da Tapada. Paralelamente, está ainda prevista uma acção de limpeza na área do moinho, a concretizar com alunos da Escola Evaristo Nogueira.

No dia 11 e 12, o Museu assinala o Dia dos Moinhos Abertos de Portugal com a proposta de visita guiada a um moinho em pleno funcionamento: o Moinho dos Castelhanos, na aldeia de Sabugueiro. A visita decorre durante das 9h às 12h e das 14h às 17h.

“Ambas as acções têm em vista a sensibilização da comunidade para o valor cultural que esses moinhos representam na memória coletiva e na identidade regional. Estes representam a moagem de cereais e o papel que, em tempos, teve no abastecimento das populações e no desenvolvimento económico deste território de montanha”, refere uma nota da autarquia.

Já no dia 18, o Museu Natural da Electricidade e a Junta de Freguesia de Vila Cova à Coelheira propõem a realização de uma caminhada nesta aldeia, para dar a conhecer o património natural e industrial. A caminhada tem início às 10h, junto à Praia Fluvial, tem uma duração prevista de duas horas e meia e contempla, no final, um piquenique.

LEIA TAMBÉM

Acidente na unidade da Sonae em Oliveira do Hospital amputou braço a um funcionário

Um acidente de trabalho na unidade industrial da Sonae, em S. Paio de Gramaços, provocou …

Dominado fogo que hoje se reacendeu em Tábua

O incêndio florestal que deflagrou na terça-feira no concelho de Tábua, que esteve em fase …