Música pelo Natal em Oliveira do Hospital para ajudar a “Acreditar”

Academia de Música OHphicina das Artes promove no próximo domingo uma “Audição de Natal Solidária” na Casa da Cultura César Oliveira. O evento, com início agendado para as 14h30, pretende angariar ajuda para a associação ACREDITAR – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro. “Nós oferecemos música, em troca pedimos brinquedos e alimentos não perecíveis”, explica a organização no cartaz promocional. A iniciativa contará com a participação de alunos e professores da Academia de Música que prometem diversos momentos musicais.

“Vão tocar grupos de alunos, duos e trios de flauta transversal, grupos rock, orquestra de cordas ensemble de guitarras”, explica um dos elementos da organização, Rui Marques, adiantando que em palco vão estar também os alunos mais novos (a partir dos 2 anos) acompanhados pelos pais. “Não é propriamente um concerto, são apresentações do trabalho que os grupos dos alunos fizeram durante o primeiro período de aulas”, Rui Marques, frisando que os brinquedos, ou alimentos não perecíveis recolhidos serão, como em anos anteriores, oferecidos à ACREDITAR.10846687_943060025722863_179373877_n

Academia de Música OHphicina das Artes, fundada em Setembro de 2009, assumiu estas actividades de solidariedade, como complemento ao seu principal desígnio “a oferta de um ensino musical de qualidade, promovendo também uma abordagem interdisciplinar no campo das artes, a formação de novos públicos e a divulgação do trabalho realizado pelos seus alunos junto da comunidade”, contando para o efeito com professores qualificados, quer ao nível artístico, quer pedagógico, como Rui Marques, Pedro Seabra, Rosalinde Schon, Eugenia Figueiredo, David Fidalgo, Diogo Gomes, Lisa Espingarda e João Nogueira, responsáveis pela formação de mais de uma centena de alunos de diferentes faixas etárias.

Durante a Audição de Natal Solidária, a organização vai ainda aproveitar para entregar os diplomas dos alunos que fizeram exames da ABRSM (Associated Board of the Royal Schools of Music) e RockSchool no fim do ano lectivo anterior, dois sistemas de certificação internacionais com quem a OHphicina das Artes tem acordos. “Estes sistemas permitem um desenvolvimento gradual e global dos alunos, nas áreas da música erudita e do Rock, respectivamente, certificando as competências adquiridas através da emissão de diplomas, emitidos por um júri internacional externo à escola”, explicam os responsáveis pela OHphicina das Artes, adiantando que a oferta formativa da escola abrange diversos instrumentos, assim como o canto. “Como complemento às aulas individuais de instrumento, a Academia promove a aprendizagem em grupo, nomeadamente através de aulas de Teoria e Formação Musical e Treino Auditivo, Expressão Musical (para crianças em idade pré-escolar) e Música para Bebés. Paralelamente, estão em funcionamento alguns grupos instrumentais, como a Orquestra de Cordas e o Ensemble de Guitarras, cuja frequência é gratuita”, sublinham.

LEIA TAMBÉM

Capoula Santos apresentou em Oliveira do Hospital novas medidas de apoio aos agricultores afectados pelos fogos

O Ministro da Agricultura apresentou, ontem, em Oliveira do Hospital, as novas medidas de apoio …

O “Ciclone de Fogo” varreu aquela noite que o foi de (quase) todos os medos… Autor: João Dinis, Jano

Naquela noite de (quase) todos os Fogos e de (quase) todos os medos, morreu Gente …