Musica regressa este domingo a Penalva de Alva com o 11º encontro de Tunas

A Tuna Recreativa Penalvense organiza este domingo (30 de Novembro) o 11º encontro de Tunas de Penalva de Alva, concelho de Oliveira do Hospital. O evento tem início agendado para as 15h30 na sede da Sociedade Recreativa de Penalva de Alva e conta, além da actuação da Tuna Recreativa Penalvense, com a participação da Tuna de Enfermagem de Coimbra e da Tuna Musical de Anta, Espinho.

10814162_934965919865607_1609250745_n“É um concerto em que procuramos divulgar o trabalho realizado pela Tuna Penalvense e contribuir para a dinamização e diversidade cultural do concelho de Oliveira do Hospital. E, ao mesmo tempo, fomentar o intercâmbio de grupos musicais do país”, explica o director musical da Tuna Penalvense e um dos organizadores do evento, Rui Marques.

A Tuna Penalvense, recorde-se, é um dos agrupamentos musicais mais antigos do concelho de Oliveira do Hospital e nasceu da vontade de um grupo de penalvenses que, em 1937, fundou a Sociedade Recreativa Penalvense. Este grupo manteve-se activo até 1952/53, ressurgindo depois em 1982, pela vontade de um grupo de antigos tunos.

Em 2005, a Tuna iniciou um processo de renovação, no que diz respeito ao repertório, aos instrumentos utilizados e até aos próprios executantes. Tendo como principais objectivos proporcionar aos jovens deste meio o contacto com a música e contribuir para a sua divulgação, a Tuna integra neste momento, sob a direção musical de Rui Marques, 25 instrumentistas, em Violino, Bandolim, Bandola, Bandoloncelo, Violoncelo, Guitarra Clássica, Guitarra Portuguesa, Contrabaixo e Flauta transversal. O trabalho desenvolvido pelo grupo assenta apenas na música instrumental.

O grupo tem vindo a participar e organizar eventos, alargando a sua atuação através da colaboração com a Câmara Municipal ou com outros grupos musicais, com os quais mantém contacto e promove intercâmbios. Para além destes eventos, a Tuna mantém constante atividade, tendo-se apresentado em dezenas de atuações por todo o país, com maior incidência nos concelhos da região centro. Em 2012, assinalando o seu 75º Aniversário, editou o seu primeiro CD – Contrast(e)os.

 

LEIA TAMBÉM

Rui Rio considerou imoral o que se está a fazer às vítimas dos incêndios durante visita a Oliveira do Hospital

O líder do PSD considerou hoje durante uma visita a Oliveira do Hospital imoral e …

Silêncio do Governo sobre IC6 no lançamento da requalificação do IP3 deixa José Carlos Alexandrino desagradado

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do hospital mostrou-se “bastante desagradado” com o Governo, …

  • Guerra Junqueiro

    Muito bem Rui Marques pelo excelente trabalho desenvolvido.
    Esperemos que o concelho saiba valorizar esta pérola que possui.
    Que o 11º encontro seja um verdadeiro sucesso.
    Parabéns à Tuna de Penalva de Alva, direcção e executantes. Que tudo corra pelo melhor.

    Cumprimentos
    Guerra Junqueiro