Terça-feira, Março 28, 2017
Início - Sociedade - Cultura - Músico americano Carvin Jones encerra amanhã o Seia Jazz & Blues
Músico americano Carvin Jones encerra amanhã o Seia Jazz & Blues

Músico americano Carvin Jones encerra amanhã o Seia Jazz & Blues

O XII Seia Jazz & Blues encerra amanhã, pelas 22h00, no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia, com a actuação da grande novidade desta edição: guitarrista americano Carvin Jones e a sua banda Carvin Jones Band Trio. Com uma enorme energia e, segundo os críticos, dotado de uma forma única de tocar guitarra, Carvin Jones, nascido em Lufkin, Texas, é um dos favoritos de muitos fãs de blues. E há aqueles que o apelidam de Jimi Hendrix da actualidade.

Ouvindo BB King, este americano foi seduzido por este estilo musical, começando a tocar guitarra aos 11 anos de idade. Aos 19 anos mudou-se para o Arizona, onde iniciou a carreira profissional. Conheceu o êxito e partilhou o palco com nomes como B.B.King, Santana, Jeff Beck, Albert King, Albert Collins, The Animals e REO Speedwagon. Tocou ainda com Joe Cocker e os Fabulous Thunderbirds. Nos últimos dois anos Carvin Jones fez digressões pelo mundo inteiro.

O gosto pela música terá sido o que o afastou das drogas e do álcool, até porque vivia num bairro considerado problemático. Actualmente, nos seus concertos procura mesmo incentivar os jovens a não beberem e a não experimentarem drogas.

Hoje, pelas 22 horas, sobe ao palco o quarteto do jovem saxofonista português Ricardo Toscano, considerado por muitos como uma das mais sólidas promessas do jazz português.

Ao longo da semana, o Município de Seia, tal como em anos anteriores, aproveitou este espectáculo para levar o Jazz às escolas do concelho. A iniciativa decorreu entre a segunda e a quarta-feira e contou com a participação da Big Band da Escola Profissional da Serra da Estrela (EPSE). Inspirada no tema “Take the A Train” de Duke Ellington, a Big Band EPSE presenteou cerca de 750 crianças e jovens com diversas apresentações musicais.