Nacional: remoção das coberturas de amianto nos edifícios públicos em discussão no Parlamento

…, de acordo com uma nota de imprensa enviada por aquele partido a este diário digital “ visa estabelecer procedimentos com vista à remoção de amianto em edifícios, instalações e equipamentos públicos.

Ainda segundo aquela nota, este projecto de lei tem como objectivo” obrigar as entidades públicas a proceder à inventariação da presença de amianto nos edifícios públicos e à elaboração de um plano de remoção de uma substância altamente lesiva à saúde”.

Para aquele partido ecologista “Portugal confronta-se com um problema real de exposição ao amianto em vários edifícios públicos, o que constitui um problema de saúde pública que as entidades, designadamente governamentais, devem encarar e combater”.

Oliveira do Hospital insiste em não remover cobertura de amianto

Note-se que em Oliveira do Hospital, esta questão do amianto tem dado origem a alguma polémica, dado que o projecto da câmara municipal para a empreitada da “remodelação e ampliação da EB1/jardim de Infância de Oliveira do Hospital – recentemente adjudicada –, não contempla a remoção do telhado de fibrocimento dos edifícios, que têm amianto na sua composição.

Sublinhe-se também, que Oliveira do Hospital, que optou pela não construção de um centro escolar de raiz, é hoje dos municípios da região com maior atraso na edificação deste tipo de construções escolares.

Arganil aposta na construção de três centros escolares

No vizinho concelho de Arganil, por exemplo, o moderno Centro Escolar de S. Martinho da Cortiça (na imagem) já está em funcionamento, e o Centro Educativo de Côja encontra-se em construção, prevendo-se que abra no início do próximo ano lectivo.

Com uma aposta forte na educação, a autarquia arganilense tem ainda em mãos o processo da construção do novo centro escolar da sede do concelho, cujas obras deverão iniciar-se em 2009.

LEIA TAMBÉM

Alexandrino acusa alguns médicos de “boicote” ao SAP “numa tentativa de ele fechar” e coloca em causa qualificação de um clínico

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital teceu hoje duras críticas a “alguns …

Saúde em Oliveira do Hospital continua envolta em crise, utentes queixam-se e presidente da Câmara reconhece que solução não está nas mãos da autarquia

Uma utente não conseguia disfarçar a sua indignação por não ter, mais uma vez, conseguido a …