Natalidade subiu em Portugal pelo terceiro ano consecutivo

A natalidade em Portugal voltou a subir em Portugal. Nasceram em Portugal, pelo menos, 87.577 bebés, mais 2.521 bebés que no ano anterior. Estes dados foram recolhidos a partir do número de ‘testes do pezinho’ realizados ao longo de 2016, um exame que não é obrigatório.

Este é o nome como é conhecido o Programa Nacional de Diagnóstico Precoce, coordenado pelo Instituto Ricardo Jorge. O teste é realizado a partir do terceiro dia de vida do recém-nascido. São recolhidas algumas gotículas de sangue no pé da criança e é através dessas que se diagnosticam doenças graves e difíceis de diagnosticar nas primeiras semanas de vida.

Com base neste teste, que cobre quase 100 por cento do território português, é possível perceber que, em relação ao ano anterior, houve um crescimento de 3 por cento no número de nascimentos, tendo sido realizados 85.056 ‘testes do pezinho’. Em 2014, este exame foi feito a 83.100 bebés.

De acordo com os dados fornecidos pelo Instituto Ricardo Jorge, Lisboa foi o distrito onde foram realizados mais ‘testes do pezinho’ (25.304), seguido pelo Porto (16.176), Setúbal (6.590), Braga (6.538), Aveiro (4.416) e Faro (4.200). Já o distrito onde menos crianças realizaram este exame foi Portalegre (616).

LEIA TAMBÉM

Incêndios destruíram mais 500 hectares em Seia

Autoridade Nacional de Protecção Civil alerta para risco de incêndios nos próximos três dias

O Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) …

GNR de Coimbra aposta no combate à sinistralidade com tolerância zero na velocidade

GNR intensifica controlo de velocidade a partir de amanhã e até domingo

A GNR intensifica a partir de amanhã e até ao próximo domingo, em todo o …