Nelas aposta na “Street Art” para promover vinho do Dão e renovar imagem urbana

A pintura de uma cuba de vinho, junto ao Edifício da Antiga Federação dos Viticultores do Dão, em Nelas, foi concluída hoje pelo artista plástico Nuno Barbedo, numa acção que a autarquia pretende de renovação da imagem urbana da vila. Inserida no 2º Festival de Street Art de Viseu (pintura urbana, de ruas e edifícios), o trabalho teve como mote o Vinho do Dão e a sua promoção, contando com os esforços dos municípios de Nelas e de Viseu que procuram, através de manifestações artísticas únicas e originais, criar uma imagem comunicante no domínio da identidade vinhateira comum aos dois territórios.

O artista Nuno Barbedo, “THE CAVER” que interviu nas cubas de Vinho do Dão, é natural de Lisboa, nasceu a 28 de abril de 1983, é um street artist, tatuador, ilustrador e designer gráfico freelancer. Iniciou-se nos graffiti em 1998, pintando regularmente desde então. Divide o seu tempo entre a arte de colorir e dar a vida a fachadas, murais e espaços públicos e a paixão por outras telas como o corpo humano, onde cultiva e transpõe a sua criatividade como tatuador.

Recentemente, foi um dos artistas seleccionado para participar no Mural Coletivo da Restauração, um projeto integrado no Programa de Arte Urbana do Porto, com uma homenagem à cidade portuense, onde ganha destaque a Estação de São Bento. É membro e co-fundador do colectivo Cabidela Ninjas, um grupo que explora estéticas peculiares, caracterizadas pelo absurdo, enigma e algum humor negro, e da União Artística do Trancão. É também director executivo da GRVTA- Underground Apparel, empresa de vestuário urbano.

LEIA TAMBÉM

Denuncia do grupo do empresário Fernando Tavares Pereira coloca IMT sob investigação do DIAP

Duas empresas do grupo Tavfer, do empresário Fernando Tavares Pereira, a CIMA – Centro de …

Universidade de Coimbra aposta na folha de mirtilo para tratamento da Esclerosa Múltipla

Um projecto de investigação da Universidade de Coimbra aposta no potencial terapêutico da folha de …