Terça-feira, Março 28, 2017
Início - Últimas - Nelas promove visita aos moinhos do concelho no Rio Castelo
Nelas promove visita aos moinhos do concelho no Rio Castelo

Nelas promove visita aos moinhos do concelho no Rio Castelo

O Município de Nelas promove amanhã e domingo visitas aos Moinhos do Rio Castelo (Moinho das Poldras, Moinho da Pisoeira, Moinho da Junta e Moinho do Castelo). Esta iniciava insere-se, pelo quarto ano consecutivo, no “Dia Nacional dos Moinhos e do Dia dos Moinhos Abertos” e pretende dar a conhecer o património molinológico do Concelho e alertar para a importância da sua preservação.

Amanhã, Dia Nacional dos Moinhos, cerca de 50 alunos, desde o ensino básico ao 3º ciclo, dos Agrupamentos de Escolas de Nelas e de Canas de Senhorim visitam aqueles moinhos, na Freguesia de Senhorim, no âmbito do Projecto “Património Industrial do Concelho” promovido pela autarquia em parceria com os dois Agrupamentos de Escolas, do qual já resultaram, neste ano lectivo, duas visitas, uma às Minas da Urgeiriça e outra a Senhorim.

Ao longo do percurso do Rio Castelo, afluente do Rio Mondego, os alunos vão visitar os moinhos de água de rodízio horizontal cuja construção remete para os séculos XIX e XX (localizados naquele vale com um desnível superior a 100 metros e que permitiu a proliferação de construção de moinhos aproveitando a força motriz da água), tendo também a oportunidade de participarem num Workshop de Produção de Pão na Casa dos Senas, sobre o ciclo do pão, desde a moagem do grão em farinha até à produção da massa do pão e a sua cozedura em forno de lenha.

No domingo, Dia dos Moinhos Abertos, pelas 09h30, está programada uma visita à Casa dos Senas, que acolhe um espaço museológico com réplica em tamanho real do sistema de moagem de um moinho de água, à qual se segue uma caminhada pelas margens do Rio Castelo (percurso com cerca de 5 km).

Esta iniciativa organizada pela Rede Portuguesa de Moinhos conta com grande participação nacional, pelo que neste dia estarão abertos 337 moinhos, em 155 núcleos moageiros. A cobertura nacional atinge 18 distritos num total de 65 municípios envolvidos e conta mais uma vez com a participação da Câmara Municipal de Nelas. A Sociedade Internacional de Molinologia (TIMS), colaborará ao nível da divulgação internacional do evento por todo o mundo.