Nogueira do Cravo une-se para mais um desfile de Carnaval

Nogueira do Cravo continua a manter viva a tradição carnavalesca. Localidades e colectividades da freguesia preparam o desfile que sai à rua no “domingo gordo”, dia 2 de março.

Retomada em 2010, a tradição de brincar ao Carnaval está cada vez mais enraizada na freguesia de Nogueira do Cravo. Por este dias, populares e coletividades dão os últimos retoques nos carros alegóricos e fatos de carnaval com o propósito de engrandecer a iniciativa que é entendida como o grande evento da freguesia de Nogueira do Cravo.

“É uma iniciativa de grande importância para a freguesia”, referiu ao correiodabeiraserra.com o presidente da Junta de Nogueira do Cravo, valorizando sobretudo o espírito de união que é visível entre as gentes, coletividades e instituições e que não chega a ser tão visível em eventos de outra natureza. “A população está muito entusiasmada”, disse satisfeito Luís Nina, notando que o Carnaval “mexe muito” com a freguesia.

“Tradicionalmente português”, o Carnaval de Nogueira do Cravo conta com o empenho de várias dezenas de pessoas que esperam surpreender com a originalidade dos carros alegóricos, sobre os quais recai uma certa dose de surpresa pelo facto de não haver tema associado. Atendendo ao número de grupos envolvidos na preparação do Carnaval, a Junta de freguesia espera pela saída de sete carros, porém, não descarta a possibilidade de os visitantes serem confrontados com mais surpresas. “Eles não contam tudo”, gracejou Luís Nina. Esperados nas ruas da freguesia são também perto de três centenas de figurantes, representantes de cada grupo.

Em momento de dificuldade, o Carnaval só é possível em Nogueira do Cravo graças ao bom envolvimento das gentes, coletividades e instituições, patrocínio de empresas, o apoio da Câmara Municipal – aprovou subsídio de 2500 Euros – e da Junta de Freguesia que disponibilizou uma verba para ajudar a fazer face às despesas com decoração dos carros e demais logística do evento.

Tal como aconteceu em edições anteriores, o desfile tem entrada livre, estando porém previsto um pedido um contributo aos visitantes que se deslocarem a Nogueira do Cravo.

No desfile que saí à rua, pelas 14h00 de “domingo gordo” participam a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, Grupo de Bombos Pedra e Rocha, Fundo de Vila, Casa do Povo de Nogueira do Cravo, Grupo de Jovens do Sr. das Almas, Grupo de Jovens de Galizes, Santa Casa da Misericórdia de Galizes, Comissão de Melhoramentos de Vilela e Grupo de Concertinas Medijovem. Prevista está também a participação do Centro Escolar de Nogueira do Cravo.

O arranque para o Carnaval de Nogueira do Cravo vai ser dado já amanhã à noite, dia 28 de fevereiro, com a entrega da chave aos reis, seguida de baile na sede da Associação Desportiva Nogueirense. Sábado à noite também há baile na Comissão de Melhoramentos de Vilela, acontecendo o mesmo, no dia 3, na SRCPGVG Galizes. Os festejos carnavalescos terminam na noite de 5 de março, com o Jantar dos Grelos, na Comissão de Melhoramentos de Vilela.

LEIA TAMBÉM

Raul Alarcon conquistou camisola amarela em Oliveira do Hospital e Marcelo Rebelo de Sousa concentrou atenções

O espanhol Raul Alarcon (W52-FC Porto) foi hoje a grande figura da Volta a Portugal …

Governo lança hoje financiamento de 36 milhões para recuperar floresta das áreas ardidas, sendo 4 milhões para o Pinhal Interior

O Governo lança hoje concursos faseados de apoio à floresta, por região do país, no …