Nogueirinha a braços com problema de esgotos a céu aberto

 

… pelo leito seco do rio e constituem verdadeiro atentado à saúde pública.

Era degradante o cenário que, às primeira horas da manhã de hoje, o correiodabeiraserra.com pode constatar na localidade de Nogueirinha, na freguesia de Meruge.

A velha fossa sética está saturada e os inertes escorrem para o leito do riacho que se encontra logo ao lado e que por esta altura do ano se encontra seco.

À simples passagem pelo local, o mau cheiro logo chama a atenção para um cenário pouco ajustado àquilo que são as exigências ambientais de um moderno século XXI. Para além de provocarem mau cheiro, os esgotos que escorrem pelo leito, com ou sem água, infiltram-se por terrenos de cultivo ali existentes, acabando até por entrar nas linhas de água utilizadas para o regadio.

A situação que muito aflige a população local, é igualmente motivo de preocupação para Vítor Cândido,membro da Assembleia de Freguesia de Meruge eleito pelo PS, que entende ser hora de a localidade e freguesia verem ultrapassados estes problemas, que se afiguram como verdadeiros atentados à saúde pública.

“Tem sido demais e hoje até nem é dos piores dias”, referiu Vítor Cândido a este diário digital, contando que a situação se torna agora mais grave por se assistir a um momento de seca que faz com que o leito do rio esteja seco. De qualquer modo, alerta para o facto de os esgotos há já vários anos escorrerem para aquele leito, por manifesta insuficiência da velha fossa sética, que devido ao aumento populacional de anos anteriores, dá sinais de saturação.

Para além disso, Vítor Cândido denuncia também o facto de a estrutura não ser limpa com regularidade. “Se fosse limpa isto não estava a acontecer”, notou, contando que a situação piora ao fim de semana, altura em que os populares se concentram mais na localidade.

A alertar para um problema que entende de saúde pública, Vítor Cândido garante não querer entrar em conflito com o executivo da Junta de Freguesia que tudo tem feito para resolver o problema.

“Ainda no outro dia andou cá uma máquina a limpar o leito do rio”, contou, chamando à atenção para o empenho da Junta de Freguesia em desbloquear o impasse que reside em torno da construção da ETAR de Meruge, destinada a pôr cobro aos problemas de esgotos que continuam a afetar a freguesia.

De qualquer modo, o socialista membro da Assembleia de Freguesia de Meruge entende ser mais do que hora para que se resolva o problema dos esgotos em Nogueirinha, tal como tem acontecido um pouco por todo o concelho. “Houve um problema grave em Alvôco de Várzeas e já foi resolvido. Em Lagos da Beira também já está tudo tratado e nós aqui já andamos há três anos para resolver este assunto e isto não anda”, afirmou, aludindo à paragem das obras da ETAR da freguesia destinada a servir toda a população.

Contactado pelo correiodabeiraserra.com, o presidente da Junta de Freguesia de Meruge partilhou da preocupação de Vítor Cândido e assegurou estar atento à situação, solicitando à Câmara Municipal a regular limpeza da fossa e tendo pago, recentemente, a uma máquina para a limpeza do leito do rio.

À entrada para uma reunião com o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital para analisar o processo em torno da ETAR, Aníbal Correia não deixou de lamentar todos os atrasos a que a obra tem estado sujeita, com prejuízo notório para a qualidade de vida da população. “Tenho feito tudo o que posso”, referiu o autarca.

Refira-se que em causa está a paragem dos trabalhos de construção da ETAR decorrente de problemas financeiros da empresa construtora, devido a atrasos no pagamento por parte da empresa Águas do Zêzere Côa. Uma situação que, segundo Aníbal Correia, já terá sido ultrapassada, pelo que nada mais resta à Câmara Municipal do que pressionar a empresa, para que retome os trabalhos que, a esta altura, já deveriam estar concluídos.

LEIA TAMBÉM

Cemitério de Nogueira do Cravo vai ser ampliado

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou na sexta-feira o alargamento do cemitério de …

LMAN promove “peregrinação” ao Santuário de Nossa senhora das Preces em Vale de Maceira

A Liga de Melhoramentos Desporto e Cultura de Aldeia de Nogueira (LMAN) vai realizar no …