As eleições directas do PSD, que decorrem este sábado entre as 10h00 e as 17h00, estão a ser encaradas como mais um braço-de-ferro entre a comissão política de secção de José Carlos Mendes e a facção do partido ligada ao presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, Mário Alves.

Novo braço-de-ferro no PSD de Oliveira do Hospital

Novamente dividido, o PSD local tem amanhã 1.034 militantes em condições de votar – é um das maiores secções nacionais –, e a grande expectativa reside em saber se o candidato vitorioso à liderança do PSD nacional é Pedro Passos Coelho, apoiado pela comissão política, ou Manuela Ferreira Leite, que tem Paulo Rocha como mandatário concelhio.

Quando os resultados forem conhecidos, os sociais-democratas não deixarão com certeza de tirar as suas ilações políticas, uma vez que esta eleição poderá influenciar o futuro político do PSD local.

Na opinião de uma fonte do partido que pediu para não ser identificada, na hipótese de Manuela Ferreira Leite vencer a nível nacional, José Carlos Mendes terá sempre uma “vitória amarga”, enquanto que a ala afecta a Mário Alves “ganha um novo ânimo”. Isto porque, conforme sublinha a mesma fonte, que recorda o facto de a candidatura de Ferreira Leite não ter “passado cartão” à CPS do PSD – no processo de escolha dos mandatários concelhios –, a antiga ministra conta com o apoio da distrital, liderada por Jaime Soares, que “tudo fará para influenciar” a futura direcção nacional do partido no processo da escolha dos candidatos às autárquicas de 2009.

Sublinhe-se que nestas eleições, os militantes participam também na eleição dos delegados ao congresso social-democrata, que se  realiza em Guimarães nos dias 20, 21 e 22 de Junho.

O correiodabeiraserra.com faz este sábado um pequeno bloco informativo em torno destas eleições e anunciará os resultados locais e nacionais mal eles sejam conhecidos.

LEIA TAMBÉM

Nova liderança da JSD de Oliveira do Hospital quer colocar problemas dos jovens na agenda política local

Virgílio Salvador, de 26 anos, foi eleito no domingo presidente da Juventude Social Democrata de …

«Castração» política em Oliveira do Hospital. Autor: João Cruz

Passados 44 anos após o 25 de Abril de 1974, vive-se hoje em Oliveira do …