Bebo Valdés

Núcleo Cinéfilo de Seia recorda músico Bebo Valdés com filme “Chico & Rita”

O 7A Sena – Núcleo Cinéfilo de Seia assinala este sábado o segundo aniversário do desaparecimento de Bebo Valdés com a exibição do filme “Chico & Rita”, numa sessão que decorrerá em paralelo com o Festival Seia Jazz & Blues. A sessão vai decorrer, pelas 18h00, no café-bar Senalonga e a entrada é gratuita.

Bebo Valdés foi um exímio pianista e figura lendária da música cubana. Faleceu a 22 de Março de 2013. O filme “Chico & Rita” foi uma das derradeiras colaborações do músico cubano, que assina os arranjos e a composição musical do filme. A obra surpreendeu a crítica internacional e mereceu nomeação para a edição de 2012 dos Óscares na categoria de Melhor Filme de Animação. É um filme que relata a história de amor entre um jovem pianista e uma bela cantora, ambos cubanos, e a sua jornada – entre êxitos e obstáculos – para afirmar o seu amor e a sua música. A acção decorre durante a ‘época de ouro’ (décadas de 40 e 50) da música cubana, envolvendo constantemente o espectador com os ritmos quentes e contagiantes da música cubana e do afro-jazz que, como amplamente reconhecido por personalidades como Dizzy Gillespie ou Charlie Parker, marcaram de forma indelével o movimento jazz.

“A iniciativa, para além de pretender assinalar a efeméride e estreitar a colaboração do 7A SENA – Núcleo Cinéfilo de Seia com as demais iniciativas culturais locais, insere-se numa estratégia de aproximação do Núcleo Cinéfilo ao público local, procurando aumentar a acessibilidade e fomentar o gosto por um cinema de qualidade, necessariamente com menor capacidade de penetração no circuito comercial do interior do país”, explica o grupo que pretende regressar à actividade regular em Abril, com um ciclo dedicado ao tema “Liberdades”, estando a primeira sessão agendada para 9 de Abril.

LEIA TAMBÉM

Cid Teles, a cigarra do Triste Fado: Notas conclusivas. Autor: Renato Nunes.

Quando Cid Teles faleceu, em 2009, tinha já completado a provecta idade de 98 anos. …

Cid Teles, a cigarra do Triste Fado: Na imprensa. Autor: Renato Nunes

Se compulsarmos o arquivo de A Comarca de Arganil, que já foi parcialmente disponibilizado em …