Nuno Crato avança com um único mega agrupamento em Oliveira do Hospital

… deverá ficar centralizada no Agrupamento Brás Garcia de Mascarenhas, com um total de 2825 alunos.

Rejeitada pelo conselho municipal de educação, a proposta apresentada no final do ano pela diretora regional de Educação do Centro, Cristina Oliveira, de constituição de um único mega agrupamento em Oliveira do Hospital vai ter aplicação prática.

Tal decorre do facto de o concelho de Oliveira do Hospital figurar na nova revisão da rede escolar divulgada, esta semana, pelo ministério da Educação e Ensino Superior e através da qual Nuno Crato dá como confirmada a centralização de toda a estrutura educativa concelhia num único agrupamento.

Uma medida que na prática dita a extinção dos agrupamentos de escolas da Cordinha, Lagares da Beira, Vale do Alva e Escola Secundária e determina a sua fusão ao Brás Garcia de Mascarenhas, localizado na cidade de Oliveira do Hospital.

No total, a segunda revisão da rede escolar cria 67 novos agrupamentos, sendo que o maior se localiza em Lisboa com perto de quatro mil alunos.

Refira-se que a rejeição do conselho municipal de educação, executivo e Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital à proposta de um único agrupamento marcou o final de 2012 no concelho oliveirense, sendo que em alternativa o executivo municipal propôs a constituição de dois mega-agrupamentos e a autonomia da Escola Secundária.

Uma proposta que não convenceu a DREC, nem o ministério da Educação que decidiram reunir a comunidade educativa oliveirense, composta por 2825 alunos, num único agrupamento escolar.

Até ao momento ainda não foi possível tomar conhecimento daquela que é a reação da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e diretores dos agrupamentos à medida anunciada pelo governo. Tal acontecerá em próximos blocos noticiosos.

LEIA TAMBÉM

EPTOLIVA conquista terceiro lugar a nível de desempenho dos cursos profissionais

A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, situa-se entre as …

EPTOLIVA distinguida nos prémios Ciência na Escola

A EPTOLIVA (Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil) foi a escola da …