refeição leve

Nutricionistas recomendam refeição leve antes de deitar para uma boa noite de sono

Vários nutricionistas de renome afirmaram num artigo da revista “Time” que uma pequena refeição antes de dormir pode ser bom e ajudar as pessoas a dormir melhor. Estes clínicos referem que aquele pequeno repasto mantém os níveis de açúcar no sangue estabilizados durante o tempo que ficamos na cama, auxiliando a boa noite de sono.

A nutricionista clínica sénior, da Universidade do Texas, Stephanie Maxson, a baixa de açúcar no sangue pode acordar uma pessoa no meio da noite e fazer com que se sinta fraca pela manhã. “Além disso, ter um pouco de comida na barriga enquanto se dorme impede a libertação de hormônios da fome que informam o seu corpo para armazenar gordura”, explicou, por seu lado, a nutricionista fundadora da HealthySimpleLife.com, Cassie Bjork, à revista Time.

Mas existem alguns cuidados a ter com aquilo que se come antes de dormir. Devem-se consumir alimentos que levam mais tempo para serem digeridos, como frutas frescas ou oleaginosas (nozes, amêndoas), grãos integrais e legumes com baixos níveis de amido, bem como iogurtes leves. Quem praticar actividade física, pode optar por uma opção proteica que deve ajudar a reparar os músculos enquanto se descansa, promovendo também a melhoria de um aminoácido essencial chamado triptofano, que é benéfico para o sono. As opções para comer podem ser neste caso uma pequena porção de frango ou peito Os mais gulosos podem optar por pipocas, mas sem exagerar e optar pela versão caseira e não a que se prepara no micro-ondas. Além disso, deve ter pouco sal. Como possuem fibras e carboidratos complexos de baixo índice glicémico, estes alimentos são lentamente digeridos e ajudam a evitar os picos de açúcar no sangue ou quedas, que podem mexer com o seu sono ou apetite.

Já qualquer coisa que contenha cafeína, incluindo alguns chás e o chocolate, deve ser evitada.

 

LEIA TAMBÉM

Fazer contas à vida. Poupar para multiplicar. Autora: Tânia Vieira

No contexto actual, conseguir colocar algum dinheiro de parte e constituir poupança é cada vez …

Perguntar não ofende… Autor: João Dinis

Afinal como consegue a SONAE – ARAUCO fazer o que faz dentro de S. Paio …