“O candidato do PSD está escolhido há muito tempo e será apresentado em breve”

O presidente da concelhia do PSD garante que o candidato à Câmara Municipal de OLiveira do Hospital pelos sociais-democratas já está escolhido há muito tempo e será apresentado no início de Abril. João Brito confessa em entrevista ao CBS que conversou com alguns dos militantes de base do partido que demonstraram o seu empenho nesta corrida autárquica. Sem revelar o nome, assegura que o cabeça de lista foi escolhido de acordo com aquilo que eram as pretensões dos militantes. As várias listas, que ainda estão a ser preparadas, encontram-se abertas e devem mesmo incluir alguns independentes e assegura que esta é uma candidatura vencedora seja ou não José Carlos Alexandrino o principal opositor. O líder dos sociais-democratas oliveirenses ainda mantém a porta aberta a novas negociações com o CDS.

CBS – Na festa das Caldas garantiu que iria apresentar o candidato do PSD à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital no fim de Dezembro ou no início do ano. Estamos em Março e ainda não se conhece qualquer cabeça de lista do PSD…

João Brito – O nosso candidato está escolhido há muito tempo. É um candidato devidamente preparado para honrar a boa gestão que as governações PSD nos habituaram. Está preparado para enfrentar quem quer que seja. Conhece muito bem a situação política concelhia e, como é natural, é uma aposta para reconquistar a autarquia. Qualquer que seja o adversário, entre eles, como é óbvio, José Carlos Alexandrino.

Mas o que é que atrasou o processo de apresentação do candidato? Foram as negociações com o CDS?

João BritoFoi a principal razão. Não podíamos encetar qualquer convite sem que as negociações com o CDS fossem feitas, e evidentemente, concluídas. O processo arrastou-se e demorou mais do que o previsto. Agora, que o principal candidato está encontrado, e refiro-me ao candidato à presidência da autarquia, vamos convocar os militantes para o apresentarmos, só depois será apresentado ao eleitorado oliveirense. Acredito que a apresentação ao público decorrerá em meados de Abril.

Ainda está aberta a possibilidade de uma coligação? O que é que falhou nas negociações entre os dois partidos?

Se o CDS tiver uma posição mais flexível, tomar a consciência que o partido mais votado no concelho é o PSD com tudo que isso representa e estiver disponível para em listas conjuntas combater a politica de propaganda, submissão e clientelismo, desenvolvida pelo actual executivo. Terá de ter uma atitude de apoio a uma equipa que defenda a transparência dos actos administrativos. Se isso se verificar, então poderemos regressará à mesa das negociações para tentar novamente um acordo. No entanto, neste momento estamos conscientes e preparados para concorrermos sozinhos.

O candidato é o João Brito?

_dcs0234-smallNão. Sou o presidente da comissão politica e, neste momento, juntamente com a minha equipa, tenho outra missão que não é essa. A nossa tarefa é ajudar e acompanhar todos os candidatos das nossas listas neste embate autárquico. Os candidatos às assembleias de freguesia, à câmara e assembleia municipal. É natural, que eu, assim como outros elementos da comissão política façamos parte de algumas destas equipas.

O candidato é algum dos nomes mais reconhecido, aqueles mais consagrados, entre os sociais-democratas oliveirenses?

Compreendo perfeitamente a curiosidade, mas não vou revelar o nome.

Foi difícil encontrar o candidato? Houve elementos contactados que se recusaram a encabeçar a lista?

Esta comissão política tem gente suficiente madura e experiente que sabe conduzir os processos. É claro que auscultámos os mais conhecidos e referenciados. São eles efectivamente as actuais bases do partido e a sua opinião, para nós, é indispensável. Ao conversarmos com eles, ficámos a saber, entre outras coisas, o seu parecer e disponibilidade referente ao projecto que temos. Temos a perfeita noção que nenhum dos definidos como “consagrados” tinha interesse em ser candidato à presidência da autarquia. Como tal, essa questão não se põe.

A comissão política ouviu algumas das principais referências do partido no concelho, nomeadamente antigos autarcas?

Sim. Como já disse, foram auscultados, procuramos ouvi-los e inferir da sua disponibilidade de participação nas listas ou apoio às mesmas. Tivemos deles o compromisso de empenho e ajuda neste embate.

O candidato é independente ou é militante do partido?

Vou abrir um pouco o livro. O candidato é homem, vive no concelho e é há alguns anos militante do partido, e vai a sufrágio sob a égide do partido, como tal, não é independente.

A restante lista de potenciais vereadores para Câmara Municipal, os elementos das juntas e da assembleia municipal já estão definidos? Haverá aqui abertura para integrar alguns elementos independentes?

A equipa para a vereação ainda não está fechada. Nas assembleias de freguesia temos boas indicações para eventuais cabeças de lista. Será com cada um deles que a completaremos. A lista para a Assembleia Municipal também ainda não está encerrada. Quanto ao resto, esta é uma candidatura patrocinada pelo PSD, mas aberta a todos cuja camisola é Oliveira do Hospital. Na nossa candidatura contamos com todos aqueles que não se revêem nas políticas e nas acções do actual executivo e que ponham acima de tudo o desenvolvimento do concelho de Oliveira do Hospital.

Podem, então, surgir elementos independentes nas listas?

É mesmo muito provável, para não dizer, uma realidade. Esta é uma candidatura abrangente que acolhe todos os elementos desde que sejam competentes. Quando vencemos a concelhia em meados de Maio do ano João Britopassado, o nosso principal objetivo era, e continua a ser, recuperar a presidência da autarquia que perdemos há oito anos. Como tal, estamos a trabalhar de modo a apresentarmos as melhores e mais capazes equipas às freguesias, às assembleias e, como é lógico, à Câmara Municipal.

Têm insistido para que José Carlos Alexandrino se decida se cumpre ou não a sua palavra de se recandidatar apenas com o arranque das obras do IC6. Temem que, apesar de não existir a obra, o actual presidente se recandidate?

São eleições e não tememos nada. Antes pelo contrário, o confronto deve ser feito pelos mais pretendidos. Insistimos nesse aspecto da decisão porque quanto ao actual presidente, pura e simplesmente, não acreditamos nas palavras proferidas por ele. É preciso deixar isso claro para as pessoas. Que ninguém tenha dúvidas que estamos preparados para ter Alexandrino como opositor. Além de acharmos que se candidata, desculpamos-lhe a insensatez das palavras que proferiu e damos-lhe, antes de quaisquer outros, as boas vindas como candidato. Ele é perito a criar factos falsos ou semi-falsos, é destro no “diz que disse” e nas “meias verdades”. Levando os incautos a acreditarem nele. É nosso dever desmistificar e clarificar esses falsos factos e essas meias verdades. Estamos preparados para o vencer nas urnas. Foi com esse propósito que os militantes do PSD nos elegeram. Os oliveirenses conhecem o modo como a autarquia e os destinos do concelho têm sido dirigidos. E os resultados dessas opções são os fracos, para não dizer péssimos. Esses são os principais motivos para que não haja qualquer susto.

O que o leva a ter esse optimismo?

O modo pernicioso com que esta vereação geriu o concelho, com as João Britonefastas consequências sociais, financeiras, ambientais e politicas para o município. Esse é um forte indicador para que os oliveirenses escolham um novo presidente e uma nova equipa. A nossa responsabilidade é apresentar alternativas credíveis que coloquem o concelho novamente no caminho do progresso. Como é o caso.

Poderá o PS apresentar outro candidato que não José Carlos Alexandrino?

É uma possibilidade. Nota-se algum desfasamento do núcleo duro do PS. Isso pode querer dizer alguma coisa. Vamos ver. Pela nossa parte, contamos com ele para o sufrágio. Se vier outro, que venha. Não temos qualquer problema. Mas esse é um assunto que não nos diz respeito. O Partido Socialista que faça as suas escolhas. Quanto a nós, cá estaremos de forma honesta, recta e honrada para disputarmos estas eleições concelhias.

LEIA TAMBÉM

Nelo Silva é o candidato da coligação liderada pelo CDS à Bobadela

A coligação “Construir o Futuro”, liderada pelo CDS, e que integra o MPT e o …

Cooperativa Capital dos Frutos Silvestres, criada em Oliveira do Hospital, prevê produzir já este ano 100 toneladas de mirtilo e framboesa

Uma cooperativa de produtores de frutos silvestres prevê produzir este ano 100 toneladas de mirtilo …

  • António Pais

    Quem fala assim não é gago.
    Como se fosso o IC6 o grande problema do concelho.
    O maior problema do concelho, foi ter entregue o destino ao incompetente do Alex.

  • Claudia Neves

    Parabéns João Brito. Excelente entrevista.
    Está na hora de unir todos os oliveirenses, para salvar o concelho do colapso que estes gastadores criaram.
    Boa sorte.

  • Carlos Pereira

    Não me digam que o Alex foi-se-vos oferecer?
    Ai, já não me admira nada.

  • Zé Carlos

    Sem duvida a melhor entrevista desde que tomou posse. Parabens! Quanto ao individuo referido, se se recandidatar que o faça no 1º. de Abril, pois é perito a mentir. Pobres daqueles que têm vindo a ser enganados…Vamos em frente, Oliveira merece!

  • Guerra Junqueiro

    Se uma pessoa te enganar, ela merece ser castigada.
    Se essa pessoa te voltar a enganar, és tu que mereces ser castigado.

    Cumprimentos
    Guerra Junqueiro

  • Óculum

    Óculum
    Muito boa entrevista. E todavia… Todavia, ficámos sem saber se vai ou não haver coligação com o CDS/PP, aspeto que é, de facto, de grande relevância política. Só depois interessa o candidato e este também só interessa mesmo quando Alexandrino assumir se vai ou não ser candidato pelo PS.
    Sem Alexandrino a recandidatar-se, o PS corre sérios riscos de perder as eleições e apresente ou não Paulo Campos à Câmara e Dulce Pássaro à Assembleia Municipal, esta dupla de “socretinos”…
    Com Alexandrino a recandidatar-se pelo PS, que o PSD vá buscar Santana Lopes (…) e o CDS vá buscar Paulo Portas para aqui concorrerem – juntos – em Oliveira do Hospital se quiserem ter algumas e, ainda assim, remotas hipóteses…
    Até lá, divirtam-se às entrevistas…e rezem para que o PS/governo assuma outra vez aquilo que é certo, não haver IC 6 nos próximos tempos. E para que Alexandrino aguente aquilo que tem prometido nesta matéria da falta do IC 6 desde onde ele agora está pelo menos até à saída do Concelho, em direção a Seia.
    Não, aqui não há “in dubium pro reu” … Aqui, é ver para crer…
    Óculum

    • António Lopes

      ´Voto.Mas algo me diz que promessa vai haver.Afinal, se não for para fazer a promessa, Costa vem cá fazer o quê? Só que em promessa já anda desde o governo do Cavaco que foi quem começou a olhar para o assunto.Para fazer, começou com Guterres quando a dívida Publica era de 50% do PIB.SE não foi todo, nestes 26 anos vai agora com a dívida como está e a UE contra.Espero que sim mas, como diz: Ver para crer..! Bem há sempre a hipótese de vir dizer que não, para ver se o o nosso Edil “desimpede a loja”..!

    • Olho Vivo

      E se o Óculum se preocupasse com a sua freguesia!
      Tanta pedrada prometeu, e agora nem se lembra de a pedir de volta.
      Cá para mim, o Óculum pretendia era uma “geringonça” para o concelho, e de preferência uma “geringonça” mais evoluída, uma “geringonça” com “portas”, que é como quem diz, com o Lagos e com o CDS.

  • Óculum

    Óculum

    Tenho visitado este blogue volta e meia. Ultimamente menos. Mas cá continuam os «bufozitos» incompetentes a tentarem intrigalhar.

    É verdade, até como «bufos» são incompetentes. Coitaditos.

    Entretanto, parece-me que o «líder» (?) concelhio do PSD cometeu (mais) um erro ao afirmar que já tem candidato à Câmara e ao recusar dizer quem é ele. É um erro igual ao de Alexandrino que mantém (por uns 15 dias) o seu «tabu» à volta do «ser ou não ser, eis a questão». Afinal um e outro andam com complexos «hameletianos» por assim dizer.

    E para o «bufo» incompetente que invocou a tal «geringonça» (sem pagar direitos de autor) dir-lhe-emos que é «geringonça» MAS FUNCIONA ! ( e agora obriga-me a ir pagar direitos de autor sobre este dito).

    Óculum

    • Guerra Junqueiro

      O caro Óculum, deve é apresentar as suas candidaturas, e deixar de opinar as decisões dos outros.
      Tanta parra para tão pouca uva.
      Já agora, a “geringonça” funciona? Só se for para si ou os seus, porque para os Portugueses, ainda não se deu conta. Mas vai-se dar, quando estiver tudo no charco.

      Cumprimentos
      Guerra Junqueiro

  • justiceiro

    Parabéns Guerra junqueiro ou mais dizer João Paulo Albuquerque.
    Então agora vais continuar a escrever aqui umas mal feitorias sendo tu o Candidato proposto pelo PSD?
    O PSD local deve andar desesperado por te escolher e destes umas facada ao Lopes?
    o Mário Carpinteiro não tem coragem de avançar…..

    Cumprimentos

    • Guerra Junqueiro

      Tens alguma coisa contra os escritos os meus escritos? São mentiras?
      Sempre que houver necessidade de escrever para demonstrar o que é necessário, conta com o Guerra.
      O João Paulo Albuquerque é que é o candidato? Não sabia.

      Cumprimentos
      Guerra Junqueiro

  • Desalinhado

    Muito boa entrevista. Porque razão haveria de dizer o nome do candidato? No entanto segundo informações recolhidas no tasco oficial tudo indica que será José Carlos Mendes para câmara e Sandra Fidalgo a assembleia. Podem apostar……………………

    • José Abreu

      Ouvi dizer que era o Francisco Cruz para a câmara e o Mário Alves para a Assembleia Municipal.
      Mas não posto. Certeza é só o Alexandrino pelo PS.

      • Sofia Borges

        Eu ouvi dizer que era o Mário Alves para a Câmara e a Florbela Mendes para a Assembleia..

  • Zandinga

    Meus senhores, informação fidedigna, sobre a lista do PSD:
    Câmara Municipal: Paulo Rocha + João Albuquerque + Sandra Fidalgo + Francisco Cruz
    Assembleia Municipal: Mário Alves + Rafael + Rui Abrantes + João Esteves + Florbela Mendes + André Feiteira + António Cruz

  • mUlitante

    E a 18.ª escolha é….

    Que desespero, tantas negas e nada!!!
    Nem listas conseguem fazer. É só qualidade.

    Quero é ver ideias, pois apenas sabemos que o PSD nacional e local:
    são contra o IC6;
    são contra os médicos médicos;
    são contra as festas;
    são contra o apoio ao desporto;
    são contra a proximidade aos munícipes;
    são contra as obras nas freguesias;
    são contra as obras na cidade;
    são contra os apoios sociais;
    são a favor do mega-agrupamento;
    são a favor da perda de competências do tribunal;

    afinal de contas são contra todos os que votaram PS nas últimas eleições autárquicas!

    6-1 foi um bom resultado, com o vosso esforço o PS dá-vos 7-0 e voltam a não ganhar uma única Junta de Freguesia, até o CDS vos vai ultrapassar.

    • António Cardoso

      Ouvi dizer que foi a vigésima.
      IC6, responsabilidade do governo. Geringonça resolveu zero.
      Saúde, responsabilidade do governo. Geringonça resolveu zero.
      Festas, responsabilidade do município. Muitas e caras, davam para pôr água onde falta.
      Desporto, responsabilidade do município, pouco com pouco dinheiro. Já o futebol, mesmo fraco, leva muito.
      Obras feitas pelo município, são caríssimas para o que valem.
      Apoios sociais. Vejam para quem vão.
      Mega-agrupamento, responsabilidade do governo. Geringonça resolveu zero.
      Justiça, responsabilidade do governo. Geringonça resolveu zero.

      Por isso é que eu, que sempre votei PS, não vou deixei-me enganar pela terceira vez pelo Alexandrino. Vou votar PSD.

  • Óculum

    Óculum

    Ó diacho…. De facto, a tal «geringonça», que funciona ainda que a baixa velocidade, não passa na garganta de algum pessoal… Paciência que a democracia a isso vos obriga…que de outra forma teremos nós que vos obrigar a respeitar a democracia e é chato pois teríamos que vos dar mais importância do que aquela que mereceis pelo que valeis.

    Mas nem é esta conversa que aqui me trás.

    O «selfie – notem bem – selfie – made man» esquizofrénico que por aqui também andou, na Festa, veio na dele que não é exactamente a nossa, podem crer.

    Alexxandrinus acabou sendo posto de lado pelo «rapazão». Deu para ver numa reportagem em directo da Televisão «privativa” do tal «rapazão»…

    É a vida – como dizia o outro, aquele que, um dia, achou Portugal muito pequeno para ele e lá se foi para a ONU ( e que por lá fique, digo eu).

    Arruum Porrium !

    Óculum

  • Mancamulas

    Sr. Engº. João Brito. Politica assim não presta. No inicio de abril o candidato é apresentado? Ora porra, basta o feriado municipal que só dois dias depois do 5 de outubro é que a noticia chegou a Oliveira do Hospital. Mas pronto, hoje a tecnologia é diferente e eis que hoje em LISBOA A COMISSÃO POLITICA NACIONAL RATIFICOU O NOME DO ” JOÃO PAULO ALBUQUERQUE ” como candidato do PSD á CM Oliveira do Hospital. Pois bem, Sr.s Engº.s , desta vez ” 7 – 0 “. Penso que Alexandrino nem devia lá ir, qualquer outro basta. Vamos poupar o Alexandrino. Ok. Até daqui a 4 anos!!!!!!!!!!!!!!!…………………