O dia em que a terra fingiu tremer em Lagares da Beira

O dia em que a terra fingiu tremer em Lagares da Beira

O Município de Oliveira do Hospital promoveu um exercício público de preparação para o risco sísmico, junto dos alunos da escola do 1.º ciclo de Lagares da Beira, do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital. Esta acção de prevenção “A Terra Treme” foi realizada em todo o território nacional, nesta segunda-feira, dia 13 de Outubro, exactamente às 10h13, numa acção da Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC).O dia em que a terra fingiu tremer em Lagares da Beira
Aos alunos do 1.º ciclo foram transmitidas algumas explicações sobre o que é um sismo, o que pode acontecer, que atitudes de prevenção devem ser tomadas e que comportamentos se devem adoptar em situação real. Após esta breve ação de sensibilização pelos técnicos do gabinete municipal e pelos bombeiros, foi visionado um pequeno filme demonstrativo, seguindo-se o exercício de simulação que culminou com a evacuação dos alunos e professores da sala de aula para o ponto de encontro em zona de segurança, conforme o plano de emergência em vigor na escola.
O objectivo é conhecer e praticar três gestos que podem salvar vidas num tremor de terra: baixar-se, proteger-se e aguardar.O dia em que a terra fingiu tremer em Lagares da Beira
No final, já no ponto de encontro após a evacuação, Graça Silva, vereadora da Educação, Teresa Dias, vereadora da Floresta e Desenvolvimento Rural, e José Carlos Marques, comandante operacional municipal da proteção civil, incentivaram os participantes a partilhar a informação e os procedimentos aprendidos com os seus familiares e amigos. Os responsáveis reforçaram que este tipo de situações pode ocorrer em qualquer momento e que é importante estar preparado para se poder evitar piores consequências.
“O importante era que ficassem com estes conhecimentos e o que aprenderam hoje e viram no filme devem transmitir também lá em casa”, sublinhou a vereadora Graça Silva que também sensibilizou os mais novos para o trabalho que é desenvolvido pelos Bombeiros e a importância do voluntariado.

LEIA TAMBÉM

Elon Musk defende rendimento universal para compensar “roubo de empregos pela” automação

Com muitos relatórios a apontar para uma redução significativa do número de empregos disponíveis no futuro, podendo …

Solução para vinagres sem conservantes está nas películas à base de camarão ou de fungos

Já tinham descoberto uma forma de conservar os vinhos sem recurso à adição de sulfitos, …