O Hóquei em Patins em Oliveira do Hospital e a formação de jogadores

É fruto da enorme carolice de uns quantos praticantes que, mesmo com enormes dificuldades, nunca deixaram morrer o seu carinho pelo hóquei e que hoje se devem sentir recompensados pelos feitos dos jovens atletas que brilham a grande altura no panorama desportivo nacional.

No sábado passado a convite de alguns directores do clube que conhecem a minha intervenção no desporto nacional, e o apoio que sempre manifestei a todas as modalidades do concelho enquanto Presidente do Município Oliveirense, estive no Pavilhão Municipal onde se disputava o encontro entre os juvenis do modesto FC de Oliveira do Hospital e os juvenis do poderoso FC do Porto a contar para o Nacional da categoria.

Em presença, portanto, duas realidades bem diferentes, tanto em meios económicos como em campo de recrutamento de jogadores e mesmo de técnicos, num pavilhão praticamente cheio de um publico entusiasta e conhecedor da modalidade.

Começou melhor a equipa do Norte, obtendo dois golos de rajada aos quais os oliveirenses responderam de imediato com belas jogadas mas sem conseguirem qualquer golo até ao intervalo.

Após o descanso o jogo “virou” e os jovens oliveirenses, sempre a jogar de forma consistente e grande velocidade, recuperaram e venceram a partida com inteiro mérito perante o delírio dos seus adeptos.

Até há uns anos era muito difícil manter uma equipa de seniores nos clubes do interior do país pois os seus melhores atletas partiam para o litoral em busca de melhores condições de vida ou para frequentar as universidades. Hoje as possibilidades são bem diferentes, nomeadamente em Oliveira do Hospital onde o Ensino Superior é uma realidade e poderá ser uma boa ajuda para a “fixação” dos jovens até ao final dos seus estudos.

Daí entendo, cada vez mais, que a grande via de desenvolvimento dos clubes e suas modalidades deverá assentar na formação de jogadores enquadrados por técnicos de grande qualidade que vivem no concelho e não são aproveitados, a somar aos técnicos locais, com provas dadas ,como é o caso do excelente António Marques.

Se isso for possível, e penso que até será relativamente fácil, o desporto oliveirense dará enorme passo em direcção a um futuro que poderá ser exemplar para o país…

Carlos Portugal

LEIA TAMBÉM

Incêndio

Anda tudo a gozar connosco!!! Autor: Luís Lagos

Anda tudo a gozar connosco!!! Eu estou absolutamente farto!!! Fartinho!!! Haverá quem leia este post …

E porque digo eu que o Futebol Clube do Porto é a equipa de futebol mais próxima de jogar como faz o Real Madrid? Autor: João Dinis

Tipo “declaração de interesses”, digo que sou Benfiquista desde que me conheço (tenho 64 anos) …