“O melhor terapeuta tem 4 patas e pelo?” é tema de conferência na Casa da Cultura César Oliveira

Amanhã, 29 de março, decorre em Oliveira do Hospital uma conferência intitulada “O melhor terapeuta tem 4 patas e pelo?”. A sessão terá lugar na Casa da Cultura César Oliveira a partir das 9h30 e prolongar-se-á ao longo de todo o dia.

A conferência é realizada com a colaboração da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e tem como orador convidado DR. Aubrey H. Fine, psicólogo, professor na Universidade da Califórnia, com uma carreira de cerca de 30 anos na área da Saúde/Educação a desenvolver, aplicar e integrar as I.A.A. – Intervenções Assistidas com Animais.

Natural de Montreal, no Canadá tem vários livros publicados sobre este tema e é reconhecido como um dos mais importantes oradores e conhecedores nesta matéria. A sua liderança entre os professores e o seu ensino de excelência concederam-lhe o prestigiado Prémio Wang em 2001 pelo seu compromisso, dedicação e contributos excecionais na área da educação e ciências aplicadas. Aubrey viu o seu trabalho e dedicação às crianças, animais e à comunidade serem reconhecidos por muitas organizações e é autor de vários livros sobre a temática. Com um consultório privado aberto desde 1987, as suas consultas são especializadas no tratamento de crianças com TDAH, problemas de aprendizagem, problemas de desenvolvimento e relacionamentos entre pais e filhos.

Entre os vários temas a serem abordados nesta conferência sobre fundamentos das intervenções assistidas com animais, destaque para: “Porque é que estamos ligados aos animais – compreendendo o vínculo”; “benefícios psicológicos e sociais das interações entre humanos e animais”; “teorias do vínculo humano-animal”; “o que são Intervenções Assistidas com Animais”.

Visa-se compreender porque é tão significativa a relação entre pessoas e animais e a consciencialização dos benefícios que os animais de companhia podem trazer a nível psicológico e de saúde em geral.

A conferência conta com o apoio da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, da ARCIAL, da Santa Casa da Misericórdia de Galizes, do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, da EPTOLIVA.

LEIA TAMBÉM

Incêndios destruíram mais 500 hectares em Seia

Iniciou-se a instalação do sistema de video-vigilância para detectar incêndios, incluindo Celorico da Beira

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) anunciou hoje que deu início …

Um detido na Lousã por posse de 210 plantas de cannabis

A GNR do Destacamento Territorial da Lousã deteve ontem um homem, com 65 anos, por …