Emagrecer ou Mudar de vida? Autor: Luís Marques

O mito da perfeição… Autor: Luís Marques

O que é ser perfeito?

Na minha modesta opinião é ser feliz.

Fui abordado por uma senhora para lhe esclarecer o funcionamento do ginásio onde trabalho, algo muito normal no meu dia-a-dia. Preçários, horários, serviços, etc, costumam ser um bloqueio invisível na hora de visitar o ginásio.

O que motiva esta minha partilha foi a forma como me abordou: “Ó vizinho como é que funciona lá no seu ginásio, pessoas como eu podem ir para lá?”

Esta senhora, simpática, muito educada, mãe de dois filhos, não trabalha porque tem problemas de saúde que lhe afectam o bem-estar geral e em particular a locomoção, uma vez que é uma pessoa obesa! Esta senhora possui todos os requisitos para poder estar a treinar no ginásio regularmente por forma a garantir mais qualidade de vida e com isto poder ser uma pessoa mais feliz.

Mas as suas dúvidas eram ainda mais específicas: “E lá no seu ginásio andam pessoas gordinhas como eu? A que horas é que há menos gente?”

Respondi-lhe que cada vez mais quem procura os ginásios são as pessoas que querem garantir mais qualidade de vida, realizando exercício físico regular que lhes permite viver com uma maior sensação de bem-estar diária. Pessoas com dor crónica lombar (pessoas que trabalham horas a fio sentadas), dor crónica cervical (pessoas que trabalham horas a fio ao computador), dor crónica na anca (pessoas que passam ou passaram horas a fio em pé e promoveram o desgaste da anca), dificuldades de locomoção (pessoas que têm lesões da coluna devido a quedas ou deformação genética), etc, etc, etc…. os ginásios estão a trabalhar para o bem estar, para o sucesso pessoal, para o sucesso desportivo, para a estética, para a socialização, para todos os objectivos possíveis, ou seja, para ela!!!

Depois desta tentativa de aproximação às necessidades dela, ela ainda me afirma, questiona, duvida, confunde com “Pensei que os ginásios eram só para pessoas perfeitas!?”

Fiquei sem palavras e durante o meu vazio psicológico momentâneo consegui elaborar um simples Não!

A perfeição não pode ser considerada um estado e sim um caminho, de sucessos e retrocessos, de conhecimentos e dúvidas, mas sempre na conquista de mais e melhores vivências. Uma das últimas formações que tive, Hidroginástica (MundoHidro), o Prof. João Santos, presenter internacional abordou a temática do modelo, ou seja, começa a ser prática geral a imagem de um monitor normal, de uma pessoa que transpareça normalidade, uma vez que esta ideia da perfeição afasta clientes, clientes estes que verdadeiramente necessitam da nossa ajuda.

Em busca de uma proximidade técnica e de comprometimento, disse-lhe para passar por lá que lhe mostrava o espaço e lhe explicava o funcionamento, ao que ela respondeu: “Vou ver se falo com uma amiga minha, tipo eu, para lá passarmos!”

Eu tentei, juro, eu tentei.

Emagrecer ou Mudar de vida? Autor: Luís MarquesAutor: Luís Marques

LEIA TAMBÉM

O abandono a que a nossa região está entregue já não se resolve no mero debate político partidário. Autor: Luís Lagos

Às vezes, fruto da existência de algumas mentes menos iluminadas, desorientadas ou travadas pela ignorância, …

Incêndio

Anda tudo a gozar connosco!!! Autor: Luís Lagos

Anda tudo a gozar connosco!!! Eu estou absolutamente farto!!! Fartinho!!! Haverá quem leia este post …