O Mito: “Quanto mais caro é o equipamento, melhores são as fotografias e o fotógrafo”. Autor: Rui Campos

Ao longo dos últimos anos tenho-me dedicado bastante ao ensino da fotografia. A experiência do ensino da fotografia tem-me mostrado que a fotografia nos dias que correm tem imensos mitos. Um dos _B188639principais mitos advém do contexto economicista em que vivemos: “Quanto mais caro é o equipamento, melhores são as fotografias e o fotógrafo”.
Em 17 de Novembro de 2015 chegou-me uma Olympus E420 com uma objectiva 14-42 f/3.5 – 5,6. Uma câmara que foi lançada no ano de 2008. Hoje gastei 120,00 euros e comprei um equipamento digital com o qual me proponho fotografar sempre _B198685que sair para esse efeito durante os próximos 365 dias.
Durante este tempo apresentarei aqui, neste álbum o resultado das minhas saídas com uma câmara que comprei usada e que me custou 120,00 euros.
Daqui a um ano espero ter impresso um conjunto de fotografias e apresentar também aquilo que se pode imprimir com uma câmara barata (não necessariamente má).
_B198704 (Medium)
Desejo com isto demonstrar que a fotografia está verdadeiramente democratizada, acessível a todas as bolsas e deixar à consideração de todos aqueles que gostarem mais ou menos do meu trabalho e da minha abordagem se é preciso ou não investir centenas e até milhares de euros em equipamentos. Se é preciso trocar de equipamento que adquirimos há dois anos por aquele modelo novo que foi lançado agora.
A minha profunda convicção é a de que para fazer fotografia não é necessário equipamento profissional. É preciso sim Trabalho e dedicação. _B198711 (Medium)
A fotografia devolve-nos única e exclusivamente aquilo que investimos nela, mas não estou a falar de dinheiro.
Com este trabalho desafio todos os que se querem iniciar na fotografia e julgam que não têm capacidade financeira para o fazer a seguir-me o exemplo. Comprem usado (não necessariamente mau) e atrevam-se a brilhar.
Podem seguir o Projecto aqui:
https://flic.kr/s/aHskok9tXD
Rui Campos
Autor: Rui Campos

LEIA TAMBÉM

O abandono a que a nossa região está entregue já não se resolve no mero debate político partidário. Autor: Luís Lagos

Às vezes, fruto da existência de algumas mentes menos iluminadas, desorientadas ou travadas pela ignorância, …

Incêndio

Anda tudo a gozar connosco!!! Autor: Luís Lagos

Anda tudo a gozar connosco!!! Eu estou absolutamente farto!!! Fartinho!!! Haverá quem leia este post …