Home - Sociedade - Cultura - Obituário: Manuel Cid Teles faleceu hoje aos 98 anos

Obituário: Manuel Cid Teles faleceu hoje aos 98 anos

Manuel Cid Teles, que fez 98 anos no passado dia 8 de Março, foi com certeza uma das figuras mais sãs que os oliveirenses conheceram.

Detentor de uma vasta obra literária onde predomina, sobretudo, a poesia, o mestre Cid Teles era um artista multifacetado, que deixou inúmeras marcas na vida cultural da cidade.

Poeta, actor, pintor e músico, o “Manelzinho Teles” – como carinhosamente era tratado pelos amigos mais chegados –, era uma figura respeitadíssima.

“Este senhor não precisa de lágrimas. Precisa de aplausos. É um oliveirense que muito dignificou a nossa terra”, afirmou há instantes ao correiodabeiraserra.com uma “velha” amiga do poeta, Maria Rosa Lobo, que o visitava frequentemente e que com ele partilhou “momentos muito enriquecedores”.

Pouco tempo antes de falecer, Cid Teles entregou-lhe “uma folhinha com uma quadra”, que gostaria de ver na lápide da sua sepultura.

Reza assim:

Aqui Jaz o Cid Teles

Sob esta pedra gelada,

O que queria ser tudo

E afinal nunca foi nada.

Em Junho de 2006, o Correio da Beira Serra dedicou-lhe uma página de jornal, que pode recordar aqui.

“Gosto imenso de escrever poesia, encanto-me com as palavras. Só espero que Deus me deixe morrer a dizer poesia”, disse na altura, ao jornalista Carlos Ramos, este grande vulto da cultura oliveirense.

O corpo de Manuel Cid Teles encontra-se em câmara ardente na casa mortuária de Oliveira do Hospital, e o seu funeral – antecedido por uma missa na Igreja Matriz, às 17h00, – realiza-se amanhã, por volta das 18h00, para o cemitério velho da cidade.

LEIA TAMBÉM

Gouveia Art Rock regressa a Gouveia no primeiro fim-de-semana de Maio de 2024

O Festival de Música Progressiva regressa a Gouveia, entre os dias 03 e 05 de …

Mosteiro do Lorvão em Penacova passa a contar com uma APP

O Município de Penacova acaba de lançar a aplicação (APP) para telemóvel do “Mosteiro de …