Obituário: Vilafranquense Manuel Dinis faleceu aos 93 anos no Hospital da FAAD

 

O homem que nasceu no Brasil a 2 de maio de 1919 e poucos anos depois tomou a localidade de Vila Franca da Beira como sua é, a partir de hoje, motivo de saudade.

Com um percurso de vida marcado pelo trabalho árduo – foi serralheiro de profissão – e pela forte ligação à vida cultural da freguesia, à música e à escrita, Manuel Dinis não resistiu ao peso que os 93 anos de idade representam e faleceu esta madrugada no Hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz, em Oliveira do Hospital, onde se encontrava internado.

“Foi um processo de perda muito rápido”, lamentou há instantes João Dinis – irmão de António Dinis – um dos filhos do nonagenário falecido e presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca da Beira.

Manuel Dinis deixa dois filhos e esposa e vai para sempre ser recordado na freguesia e no concelho. A par da sua profissão de serralheiro, Manuel Dinis fez parte da Tuna Vilafranquense, onde aprendeu a tocar bandoleta, revelando-se depois um autodidata naquilo que foi a sua própria formação musical e a sua condição de intérprete e autor. Ainda na sua mocidade, foi regente de uma outra tuna de Vila Franca da Beira, agregada à União Desportiva Vilafranquense.

O seu primeiro livro foi lançado em 2005 e até há bem pouco tempo o ilustre vilafranquense continuava a dar cartas na área da música e da escrita. Uma dedicação que mereceu o reconhecimento da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital que, no início deste ano, decidiu apoiar a edição do livro de poesia, “Sextilhas”, cujo lançamento coincidiu com uma homenagem que, em conjunto com o Rotary Club de Oliveira do Hospital, prestou ao ilustre escritor, descrito pelo presidente da Câmara Municipal como “autodidata e um homem fantástico no seu percurso de vida”. “Manuel Dinis transmitiu valiosos princípios de solidariedade e tolerância”, disse ainda na ocasião José Carlos Alexandrino.

Ainda no decorrer deste ano, Manuel Dinis foi, com a obra “As Sextilhas”, autor de destaque na Feira do Livro de Oliveira do Hospital. Mais recentemente, no passado mês de junho, foi também alvo de homenagem na sua própria freguesia.

O corpo de Manuel Dinis encontra-se em câmara ardente na capela mortuária de Vila Franca da Beira. O funeral realiza-se amanhã, às 10h00, para o cemitério da freguesia.

Neste momento de dor para a família e de pesar para a freguesia de Vila Franca da Beira e para o concelho de Oliveira do Hospital, o correiodabeiraserra.com presta homenagem a Manuel Dinis e apresenta as mais sinceras condolências à família.

LEIA TAMBÉM

Cemitério de Nogueira do Cravo vai ser ampliado

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou na sexta-feira o alargamento do cemitério de …

LMAN promove “peregrinação” ao Santuário de Nossa senhora das Preces em Vale de Maceira

A Liga de Melhoramentos Desporto e Cultura de Aldeia de Nogueira (LMAN) vai realizar no …