Obra de Eugénia Garcia Monteiro de Brito e Obra D. Josefina da Fonseca vencem Festival da Canção Infantil de Oliveira do Hospital

A Obra de Eugénia Garcia Monteiro de Brito, na categoria de pré-escolar (dos 3 aos 5 anos), e a Obra D. Josefina da Fonseca, na versão de ATL (dos 6 aos 10 anos), foram os vencedores do IX Festival Infantil da Canção das IPSS’s de Oliveira do Hospital que hoje se realizou naquela cidade. Os mais novos convenceram o júri ao interpretarem a canção “Há um mundo de sonhos”, do Batatoon. Já o tema “Adivinha o quanto gosto de ti”, de André Sardet, valeu o primeiro lugar aos mais crescidos. Prémios que, no final, os obrigaram a voltar a actuar novamente para a plateia que enchia por completo o salão nobre dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital.

_DCS0258 (Medium)O espectáculo, organizado em parceria pela Fundação Aurélio Amaro Dinis e Centro Paroquial de Seixo da Beira, contou com a participação de cinco instituições e envolveu cerca de 250 crianças que foram desfilando pelo palco. Interpretando, mais ou menos afinados, as canções que os próprios escolheram.

Os representantes mais novos da Obra D. Josefina da Fonseca foram os primeiros a actuar com_DCS0183 (Medium) o tema “Balada do desajeitado”, enquanto os aspirantes a cantores do Centro Paroquial de Seixo da Beira optaram por cantar “Já passou”. Como seria de esperar os temas das séries infantis também não foram esquecidos, com os petizes da Fundação Aurélio Amaro Dinis a canção da série “Dartacão”. O Batatoon foi lembrado pelas crianças da Obra de Eugénia Garcia Monteiro de Brito que brindaram o público com o tema vencedor “Há um mundo de sonhos”, enquanto o Centro de Desenvolvimento sociocultural de Penalva de Alva optou pela canção “Barbie Girl”.

_DCS0212 (Medium)Os mais crescidos começaram por recordar Carlos Paião com o tema “Pó de Arroz”, através dos representantes da Fundação Aurélio Amaro Diniz. Seguiram-se, depois, os temas “Enganar a brincar” (Obra de Eugénia Garcia Monteiro de Brito), “Ele e ela” (Centro Paroquial do Seixo da Beira), “Adivinha o quanto gosto de ti” (Obra D. Josefina da Fonseca) e “Não me toca” (Centro de Desenvolvimento sociocultural de Penalva de Alva)._DCS0203 (Medium)

Curiosamente a instituição mentora deste espectáculo, o Centro de Desenvolvimento sociocultural de Penalva de Alva, continua sem saber o que é vencer o evento. Foi esta entidade que, recorde-se, lançou há nove anos a iniciativa, tendo a partir daí passado a realizar-se anualmente nas férias da Páscoa, com a organização a pertencer sempre às instituições vencedoras. A próxima edição ficará, por isso, a cargo da Obra de Eugénia Garcia Monteiro de Brito e da Obra D. Josefina da Fonseca.

_DCS0197 (Medium)“Este é um evento que já faz parte do nosso calendário de actividades e que começa logo a ser trabalhado no início do ano lectivo” explicou ao CBS uma das responsáveis da organização desta edição, Paula Mendonça, do Centro Paroquial de Seixo da Beira, que se mostrou satisfeitas com a forma como tudo decorreu. “O grande objectivo deste evento é promover a confraternização entre as crianças e as instituições, bem como levar as crianças a treinarem a _DCS0186 (Medium)música e a expressão motora. Isso foi conseguido”, sublinhou, adiantando que foram convidadas todas as instituições do concelho que têm responsabilidades sociais na área do jardim-de-infância e ATL. “Apenas aderiram cinco, mas este é um espectáculo que já vai na IX edição e ocupa já um espaço no período das férias da Páscoa”, concluiu.

_DCS0182 (Medium)O Festival da Canção contou com o apoio de várias entidades públicas e privadas, mas no panfleto em que a organização agradece os apoios não aparece a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, embora a vereadora da Cultura, Graça Silva, fizesse parte do júri. Os agradecimentos foram para os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, a União de Freguesias de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços, União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira, Junta de Freguesia do Seixo da Beira, Junta de Freguesia de Lagares da Beira ou União das Freguesias Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira, bem como para algumas dezenas de casas comerciais do concelho.

_DCS0180 (Medium) _DCS0183 (Medium) _DCS0191 (Medium) _DCS0192 (Medium) _DCS0193 (Medium) _DCS0204 (Medium) _DCS0205 (Medium) _DCS0209 (Medium) _DCS0215 (Medium) _DCS0216 (Medium) _DCS0219 (Medium) _DCS0242 (Medium) _DCS0245 (Medium) _DCS0256 (Medium) _DCS0184 (Medium) _DCS0186 (Medium) _DCS0189 (Medium) _DCS0190 (Medium) _DCS0199 (Medium) _DCS0210 (Medium) _DCS0211 (Medium) _DCS0212 (Medium) _DCS0214 (Medium) _DCS0223 (Medium) _DCS0227 (Medium) _DCS0228 (Medium) _DCS0235 (Medium) _DCS0246 (Medium) _DCS0250 (Medium) _DCS0254 (Medium)

LEIA TAMBÉM

Faleceu a romancista Ermelinda da Silva

A romancista Ermelinda da Silva natural de Vila Franca da Beira faleceu ontem e funeral …

Um ferido grave e outro ligeiro num despiste em Tábua

Um despiste esta tarde (18h04) na Estrada Municipal 1304, na freguesia de Vila Nova de …