“Oh Meu Deus!”, Seia recebe durante três dias maratonistas de todo mundo numa aventura pela Serra

A 8ª edição do “Oh Meu Deus – Ultra Trail Serra da Estrela” (OMD) realiza-se em Seia, de 8 a 10 de junho, pelo quinto ano consecutivo, e contará com a presença de mais de meio milhar de participantes, provenientes de 15 países, com o objetivo de percorrer os trilhos da mais imponente montanha portuguesa. Uma aventura com passagem pelo ponto mais alto de Portugal Continental, que ao longo de três dias transporta participantes de vários cantos do planeta a praticar maratonismo.

O OMD apresenta-se este ano como o maior dos desafios, elevando a fasquia ao máximo ao incluir mais uma distância de 40 km à prova de ultra endurance k160. Um verdadeiro teste à resistência física e psicológica dos atletas que se revelarem capazes de concluírem o 160km dentro de 34 horas. E, caso os finalistas das duas distâncias (OMD200) terminem no limite das 44 horas impostas pelo regulamento, estes serão declarados os “Viriatos” da serra da Estrela, uma conquista que tanto de apetecível, como de difícil. É viver ao máximo: respeitar, resistir e usufruir. À prova rainha juntam-se mais três distâncias, uma com o circuito de 100km (que também tem início e final em Seia), outra de 50 km e, para os mais modestos, uma de 20 quilómetros.

Associado oficial do RUN THE WORLD e ITRA – International Trail Running Association, o OMD 2018 é organizado pela empresa Horizontes, tendo como promotores o Município de Seia e da União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros. As distâncias do Oh Meu Deus Ultra Trail Serra da Estrela também pontuam para o UTMB: OMD50 com 3 pontos, OMD100 com 5, OMD160 e OMD200 com 6 pontos.

O OMD 2018 conta ainda com um programa de animação paralelo à competição, onde a população e os visitantes são convidados a participar. DEUS T’AKUDA é o nome dado à iniciativa organizada pelo Agrupamento de Escuteiros 116 – de Seia e pela Escola Profissional da Serra da Estrela, que por estes dias inundará a praça do Município. Tasquinhas, música, dança e animação diária são os principais ingredientes desta festa.

LEIA TAMBÉM

Carlos Peixoto reeleito líder da distrital do PSD/Guarda

O deputado Carlos Peixoto foi reeleito, no sábado, presidente da Comissão Política Distrital do PSD …

Altice garante não existir ninguém afectado pelos incêndios à espera de reposição das comunicações

O presidente da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, afirmou hoje que “não existe ninguém” nas regiões …