O despertador tocou e o seu fimde- semana de sonho começou. Aproveite ao máximo a sua liberdade e a sua Harley Davidson em www.harley-davidsonactions. com.

Ok, tá seguro fala a marca

O mais difícil vai ser escolher. Escolher o seu nome, roupa, destino, onde vai almoçar e passar a noite. Mas a história não começa aqui… Dados recentemente publicados revelam que, em Portugal, o número de indivíduos que utiliza a internet aumentou mais de sete vezes de 1997 a 2007. Em 2007, cerca de 3,9 milhões de portugueses usaram a rede global. Perante estas estatísticas, grandes marcas começam a estar conscientes que, se quiserem aumentar a eficiência das suas campanhas e, consequentemente, aproximar-se dos consumidores, têm que começar a explorar o meio digital de forma dinâmica e inovadora.

Para determinado tipo de organizações, criar uma simples página de internet estática já não chega para aumentar a notoriedade das marcas e dar a conhecer os seus produtos de uma forma criativa. Perante este novo desafio, empresas tais como clubes de futebol, marcas de bebidas alcoólicas, telecomunicações começam, cada vez mais, a preocupar-se em envolver o utilizador/ consumidor de uma forma divertida.

Para aproximar o mundo virtual do real, vídeos interactivos começam a estar sincronizados com uma chamada de telemóvel. Fruto desta nova tendência, talvez ainda se recorde do dia em que o treinador do Sporting lhe ligou. O estádio estava cheio, os jogadores estavam ansiosos nos balneários e só faltava um adepto para o jogo começar: você! Nos dois primeiros dias do lançamento da campanha “Ao vivo é outra coisa” para promover a venda da gamebox para a época 2007/2008, cerca de 200 mil portugueses receberam uma chamada do Paulo Bento.

Mas, se a sua memória não lhe falhar, talvez se lembre do dia em que a Soraia Chaves lhe ligou a explicar as vantagens de um novo tarifário da Optimus ou do dia em que recebeu a chamada do Ricardo Araújo, dos gato fedorento, para lhe informar se na sua localidade já existia ou não cobertura do Meo Satélite. A campanha online do site jatens.meo.pt atingiu números surpreendentes. Em apenas seis dias,  cibernautas de 100 países visualizaram a campanha um milhão de vezes o que correspondeu a 10.000 participações por hora. Outro grande caso de sucesso de interactividade chega-nos do Brasil. Com o site www. tatuagemdaboa.com.br, a marca de cerveja Antárctica atingiu, em apenas um mês, 1.200.000 utilizadores. A campanha resume-se da seguinte forma: a actriz Juliana Paes está num bar exibindo uma tatuagem nova com o seu nome gravado no ombro quando surge um empregado de mesa, tipo bad boy, com o nome do seu pior inimigo tatuado na zona do corpo que ele realmente merece.

Importa destacar que todos os exemplos citados têm em comum o facto da vida útil do site que acolhe esta estratégia ser normalmente muito curta e o facto de todos eles permitirem enviar, imediatamente, um email a um amigo para ele tomar conhecimento da página Web onde a campanha está alojada. Assim sendo, o ponto-chave destas estratégias, para além da questão da interactividade, passa também pela propagação viral destas campanhas. Como vimos, este tipo de comunicação, quando bem sucedida, atinge muito rapidamente um elevado número de consumidores.

Cristela Bairrada
sugestã[email protected]
Associação Nacional de Jovens Formadores e Docentes (FORDOC)

LEIA TAMBÉM

GRÃO A GRÃO ENCHE A CIDADE O PAPO

O Planeta Terra está a atravessar um momento interessante. Pela primeira vez na história, mais de metade da população mundial encontra-se a viver em cidades.

LAR, DOCE LAR

Diariamente ouvimos falar em agressões, assaltos, crimes violentos e homicídios inesperados.