A cidade de Oliveira do Hospital já beneficia de três oleões destinados à colocação de óleos usados domésticos. Os três depósitos podem ser encontrados junto aos ecopontos localizados próximo da Escola Secundária de Oliveira do Hospital, Transval e no Ecocentro, em actividade na Zona Industrial.

Oleões chegaram a Oliveira do Hospital

 

Imagem vazia padrãoTrata-se de mais uma acção da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão, constituída por um total de 19 concelhos e da qual também faz parte o município de Oliveira do Hospital, com o objectivo de avançar com soluções de valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos. Sublinhe-se que pelo concelho, estão espalhados cerca de 91 ecopontos destinados ao mesmo fim.

Embora numa escala bem mais reduzida, os oleões – só disponíveis na cidade – convidam a população a reutilizar a embalagem original do óleo, para posterior deposição nos contentores, sendo que depois de despejada, a garrafa deve ser colocada no ecoponto amarelo. Por nas restantes freguesias não estarem disponíveis oleões, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital – na última reunião do executivo – aconselhou os munícipes a depositarem os óleos usados não nas garrafas originais, mas antes em garrafões plásticos, de forma a evitar as deslocações à cidade só com o objectivo de colocar os óleos no respectivo contentor.

A Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão procedeu à distribuição, pelas habitações da cidade, de um folheto informativo alusivo à existência dos contentores e à forma como deve ser efectuada a deposição dos óleos. Exclusivo a particulares, o folheto dá conta do processo por que passam os óleos usados depois de acondicionados e recolhidos, até que resultem em composto e energia. Aos empresários da restauração, a Associação aconselha o contacto com empresas licenciadas de recolha e tratamento de óleos alimentares usados.

LEIA TAMBÉM

Dominado fogo que hoje se reacendeu em Tábua

O incêndio florestal que deflagrou na terça-feira no concelho de Tábua, que esteve em fase …

Incêndios destruíram mais 500 hectares em Seia

Incêndio de Tábua reacendeu-se e mobiliza centenas de bombeiros

O incêndio que ontem deflagrou em Tábua, está novamente activo. O reacendimento aconteceu ao início da tarde …