Na 21ª edição da Feira do Queijo, que se realiza nos dias 17 e 18 de março, Oliveira do Hospital conta receber a maior enchente "de sempre".

Oliveira do Hospital à espera de dois mil visitantes em “maior Feira do Queijo de Sempre”

 

Dois mil é o número de visitantes estimado pela Câmara Municipal para 21ª Festa do Queijo Serra da Estrela e outros Produtos Locais de Qualidade. A duas semanas da realização do certame, a autarquia já dá como superado o desafio que lançou às Juntas de Freguesia do país para que os seus passeios anuais tivessem a Feira do Queijo de Oliveira do Hospital como destino.

Segundo informação autárquica, pelo certame que vai decorrer no recinto da feira deverão passar cerca de dois mil visitantes, provenientes de 30 freguesias do país, que ali irão acorrer em cerca de 40 autocarros. Números que não deixam de surpreender a Câmara Municipal que considera que a resposta dada pelas autarquias de todo o país “superou as expectativas”.

A presença dos visitantes em Oliveira do Hospital não se vai, contudo, esgotar na Feira do Queijo, alargando-se a uma visita aos principais monumentos concelhios. Assim, a Capela dos Ferreiros de Oliveira do Hospital, o Fórum Romano da Bobadela e a Igreja Moçárabe de Lourosa estarão também integradas no roteiro dos visitantes, aos quais será disponibilizado um guia, fruto da parceria estabelecida entre a Câmara Municipal, a EPTOLIVA e a Escola Secundária de Oliveira do Hospital, onde existem cursos de formação ligados ao turismo.

A Feira do Queijo de Oliveira do Hospital deverá contar com cerca de 200 expositores presentes, metade de produtos gastronómicos e metade de produtos artesanais. Em lugar de destaque vai estar o Queijo Serra da Estrela, naquele que será o primeiro evento feito no concelho desde que foi eleito como uma das “7 Maravilhas da Gastronomia”.

A participação das queijarias produtoras da afamada iguaria com estatuto DOP estará referenciada e decorrerá em stands individualizados. Das 19 queijarias que atualmente estão a certificar Queijo Serra da Estrela em toda a região demarcada, quatro estão sedeadas no concelho de Oliveira do Hospital.

Com abertura ao público prevista para a manhã de 17 de março, o certame vai ter inauguração a cargo de José Diogo Albuquerque, Secretário de Estado da Agricultura. O primeiro momento da festa, no entanto, está marcado para a noite do dia anterior, com uma Noite de Fados da Beira Serra, a cargo do grupo Senhora da Beira, que terá lugar na Casa da Cultura César Oliveira.

Associada à vertente de promoção do Queijo Serra da Estrela e Outros Produtos Locais de Qualidade vai estar toda uma programação lúdica com um conjunto de atividades de âmbito desportivo, cultural e gastronómico.

LEIA TAMBÉM

Primeiro-ministro vê nas biorefinarias uma “oportunidade” para aproveitar a floresta e elogia trabalho desenvolvido na BLC3

O primeiro-ministro destacou ontem na inauguração do Campus de Tecnologia e Inovação BLC3, em Oliveira do …

António Costa remete construção do IC6 para “quando haja condições financeiras”

O primeiro-ministro não se compromete com uma data para a construção do IC6 entre Tábua …