Oliveira do Hospital aderiu ao Projecto Limpar Portugal

 

Voluntários e várias entidades do concelho de Oliveira do Hospital estão envolvidos no projecto “Limpar Portugal”, que teve anteontem a sua reunião preparatória na Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, por iniciativa dos pelouros do Ambiente e Educação e, da coordenadora do projecto para Oliveira do Hospital, Cátia Rosas.

Designado por “Limpar Portugal em Oliveira do Hospital”, o projecto a nível concelhio é composto por cinco grupos de voluntários que aderiram à iniciativa colectiva de limpeza de várias lixeiras a céu aberto que estão a ser identificas e geo-referenciadas no concelho.

Para além da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, aderiram ao projecto a nível institucional as juntas de freguesia de Alvôco das Várzeas, Penalva de Alva e Travanca de Lagos, a Associação Florestal CAULE, a Rádio Boa Nova, a Cooperativa Beira Central, bem como um grupo de estudantes da Escola Secundária de Oliveira do Hospital que se encontra a desenvolver o projecto “Pegada Ecológica OH”, no âmbito da respectiva Área de Projecto.

Estão ainda ligados à iniciativa os voluntários que se inscreveram no site do Projecto Limpar Portugal (PLP) e todos aqueles que têm sido sensibilizados através das freguesias aderentes.

Até ao fim desta semana, vão ser ainda desencadeadas diversas acções de sensibilização para o envolvimento de mais voluntários na iniciativa, na expectativa de que até às 15h00 do próximo dia 13 de Março, o Projecto Limpar Portugal consiga envolver mais de uma centena de participantes na acção cívica e voluntária de limpar focos de poluição identificados no concelho de Oliveira do Hospital.

Para além de programar as acções de limpeza, a reunião realizada no domingo permitiu ainda enquadrar várias acções previstas como sejam os objectivos da Agenda 21 Local, a dinamização do concurso “Amigos da Natureza”, a plantação de árvores no dia 22 de Março (Dia da Árvore) – projecto “Plantar para Melhor Respirar” e a criação de uma Associação Juvenil Ambientalista.

LEIA TAMBÉM

António Costa visita Góis no próximo sábado

A Câmara Municipal de Góis acaba de confirmar a presença do primeiro-ministro na cerimónia de …

É PRECISO QUE NÃO SE FUJA! URGE QUE SE PENSE. Autor: J.C.Pacheco Alves

Face ao novo tipo de mordaças, por vezes subtis, e que apenas servem para calar …