Oliveira do Hospital aposta em plataforma de promoção de Turismo Rural

Como forma de assinalar o Dia Mundial do Turismo, que se comemora no dia 27 de setembro, o Município de Oliveira do Hospital promoveu uma sessão de esclarecimento, dirigida aos operadores turísticos concelhios, sobre o Projeto InTuR – Inovação em Turismo Rural, desenvolvida em parceria com a ADI – Agência de Desenvolvimento de Tábua e Oliveira do Hospital, e a PRIVETUR – Associação Portuguesa de Turismo em Espaço Rural, que o município oliveirense convidou para divulgar junto dos potenciais interessados em Oliveira do Hospital.

“Trata-se de um projeto que visa a promoção do Turismo Rural através da criação de uma plataforma que divulgará o destino e a oferta do país, explorando o potencial criado com as tecnologias de comunicação e as novas procuras turísticas. Simultaneamente, incentiva a promoção do trabalho em parceria e a participação em redes internacionais do setor, incorporando boas práticas existentes, com impacto positivo na procura turística e na promoção da competitividade das empresas no mercado global”, informa o município em comunicado.

Ainda de acordo com a autarquia, a plataforma tecnológica está em fase de execução com base num modelo tecnológico e organizacional que facilita a simplificação dos processos de compra/venda e a troca e difusão da informação, de forma célere e eficiente, em tempo real.

O Projeto InTuR – Inovação em Turismo Rural é co-financiado pelo QREN, no âmbito do Programa Operacional Fatores de Competitividade, e permitirá a divulgação não só das unidades de alojamento de turismo rural como das atividades ou experiências únicas que podem ser encontradas no território.

Na abertura da sessão, que juntou vários operadores do turismo rural e dos setores complementares da oferta turística, o vereador do pelouro do Turismo, José Francisco Rolo, destacou a mais valia deste projeto que deve ser entendido “como uma ferramenta muito útil para a promoção das unidades de alojamento, e de tudo o que esteja ligado ao turismo e nos dá identidade, diferenciação e projeção de qualidade”.

Destacando que a adesão a esta iniciativa é gratuita, proporcionando “acesso à rede que a PRIVETUR tem a nível nacional e internacional, constituindo um bom canal de divulgação dos serviços turísticos locais”, o também vice-presidente da autarquia referiu que “este é mais um esforço e manifestação da vontade do Município de Oliveira do Hospital em continuar a trabalhar de forma equilibrada e gradual em torno da organização da oferta turística do concelho”. Um trabalho que passa também pela “aplicação de sucessivos canais de divulgação, quer das unidades de alojamento, quer do que é diferenciador em Oliveira do Hospital enquanto espaço de descoberta para fins de semana ou desfrute de atividades de lazer”.

José Francisco Rolo anunciou ainda que para além de todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na área do Turismo, “no âmbito do próximo quadro comunitário”, o Município se encontra a trabalhar “para a integração de Oliveira do Hospital na Rede das Aldeias de Montanha, retomando a valorização da nossa ligação a esta marca turística única que é a Serra da Estrela”.

LEIA TAMBÉM

Incêndios destruíram mais 500 hectares em Seia

Incêndio de Tábua reacendeu-se e mobiliza centenas de bombeiros

O incêndio que ontem deflagrou em Tábua, está novamente activo. O reacendimento aconteceu ao início da tarde …

GNR realizou ontem 40 detenções em flagrante delito, sete das quais por roubo

PJ deteve em Seia um homem por tentativa de homicídio

O Departamento de Investigação Criminal da Guarda da Polícia Judiciária (PJ), com a colaboração da …