Oliveira do Hospital apresenta Plano Municipal para a Igualdade

Depois de instituir o dia 21 de junho como o Dia Municipal para a Igualdade, a Câmara de Oliveira do Hospital vai, esta sexta feira,proceder à apresentação do Plano Municipal para a Igualdade numa sessão que terá lugar no auditório da Biblioteca Municipal, a partir das 17h00.

O momento que surge no âmbito das comemorações do Dia Municipal para a Igualdade destina-se à apresentação do “instrumento que visa a promoção de uma participação equilibrada entre homens e mulheres na tomada de decisões, direito fundamental para uma vivência mais justa e paritária na comunidade”, informa o município.

O Dia Municipal para a Igualdade tem vindo a ser comemorado no dia 21 de junho, dia do solstício de Verão, com o mote “Porque o Sol quando nasce é para [email protected]”. Após a sessão programada, seguir-se-á um segundo momento, em que será apresentado o documentário “Igual entre Iguais”, a partir das 21h00, no Largo Ribeiro do Amaral. Segue-se também a dramatização da peça de teatro “Mal Me Quer”, de sensibilização para a temática da violência doméstica, terminando as comemorações com o lançamento de balões luminosos.

As comemorações são dinamizadas no âmbito do projeto “Igualdade Local, Cidadania Responsável”, criado através do Plano de Desenvolvimento Social do concelho de Oliveira do Hospital, no seio do Gabinete de Ação Social e Saúde do Município, e visa a promoção do desenvolvimento de parcerias entre a autarquia e a sociedade civil.

Em nota de imprensa, a autarquia oliveirense informa que “a promoção da igualdade entre Homens e Mulheres constitui-se num eixo fundamental que assume importância crucial para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e, simultaneamente, mais democrática”. Por este motivo, a autarquia apresentou a candidatura “Igualdade Local: Cidadania Responsável” ao Eixo 7 do Programa Operacional Potencial Humano (POPH), tipologia de intervenção 7.2 – Planos para a Igualdade, promovido através da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, que visa difundir uma cultura de igualdade através da integração da perspetiva de género nas estratégias de educação e formação, a igualdade de oportunidades no acesso e na participação no mercado de trabalho, a conciliação entre a vida profissional e familiar, a prevenção da violência de género e a promoção da eficiência dos instrumentos de política pública na promoção da igualdade de género e de capacitação dos atores relevantes para a sua prossecução.

Desde junho de 2011 que a equipa técnica paritária que integra o projeto tem dinamizado várias ações, como exposições temáticas, dinamização de ações de formação e de debates, criação e comemoração do Dia Municipal para a Igualdade, comemoração do Dia Internacional da Mulher e apresentação da figura de Conselheira Municipal para a Igualdade.

O Plano Municipal para a Igualdade (PMI) terá um período de execução de dois anos, cuja avaliação da sua implementação será efetuada através de uma parceria com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital

LEIA TAMBÉM

IP3 cortado na zona de Penacova devido a avaria de pesado

A avaria de um pesado, pelas 14 horas, provocou o corte do trânsito no IP3, …

Denuncia do grupo do empresário Fernando Tavares Pereira coloca IMT sob investigação do DIAP

Duas empresas do grupo Tavfer, do empresário Fernando Tavares Pereira, a CIMA – Centro de …