Oliveira do Hospital aproxima ação social das escolas

 

“Ação Social: Próxima das Pessoas” é o novo projeto da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e que resulta da união de esforços dos pelouros da Solidariedade e Ação Social e da Educação.

Envolvendo o Gabinete de Ação Social e Saúde da autarquia, o Gabinete de Inserção Profissional e o Contrato Local de Desenvolvimento Social, a nova resposta já está no terreno e a trabalhar de perto com as direções dos vários estabelecimentos escolares do concelho.

O objetivo – adianta o vice-presidente da autarquia em comunicado – “é identificar as várias problemáticas que possam influenciar negativamente o desempenho escolar dos alunos e a sua auto-estima, bem como condicionar a participação das famílias na vida escolar ou o seu rendimento escolar”.

José Francisco Rolo explica ainda que o projecto incide nas escolas, porque é onde “mais precocemente é possível detetar problemas e necessidades de urgente resolução”.Para o efeito, destaca a importância da estreita ligação com as direcções das escolas.

A sinalização de crianças, jovens ou famílias que possam sofrer de situações de carência alimentar é uma das ações considerada prioritária, sendo que nestes casos em particular a solução poderá partir do Banco de Recursos Sociais, com capacidade para prestar ajuda em géneros alimentícios, vestuário ou outros bens existentes.

A melhoria habitacional poderá ser outra das respostas a prestar pelo novo projeto, em caso de diagnóstico de dificuldades que apontem nesse sentido.

Nas ações de proximidade já realizadas, as direções das escolas têm sido informadas das “Normas do Programa de Ajuda Alimentar” e do banco Local de Voluntariado. Paralelamente, têm sido também abordadas as novas formas de cooperação e colaboração entre as escolas e o município, com vista a reforçar os mecanismos de apoio aos alunos.

LEIA TAMBÉM

Silêncio do Governo sobre IC6 no lançamento da requalificação do IP3 deixa José Carlos Alexandrino desagradado

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do hospital mostrou-se “bastante desagradado” com o Governo, …

SONAE (Ai – Ai …) Ou em como o “ouro” de uns é o nosso prejuízo!

CDU vê aprovado na Assembleia da União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira voto de protesto contra falta de apoio das autoridades às vítimas dos incêndios

O eleito da CDU na Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Ervedal e …