Oliveira do Hospital assinalou Dia Mundial da Floresta

 

À iniciativa juntaram-se os utentes da ARCIAL na plantação de 12 árvores – castanheiros, bétulas, áceres e carvalhos – uma por cada mês do ano, como forma de relembrar que a proteção da floresta e de tudo o que nela existe se faz todos os dias.

“No Dia Mundial da Floresta quisemos fazer esta pequena ação para comemorar a data e convidámos uma instituição, a ARCIAL”, afirmou o vice-presidente da Câmara Municipal, relembrando que nos últimos anos têm sido concretizadas várias ações de florestação, em parceria com diversas entidades e escolas, com o objetivo de “compensar, com essas plantações, as árvores que ardem todos os anos nos incêndios”.

Este ano, o município de Oliveira do Hospital apostou na realização de um ato simbólico e inclusivo. “Quisemos que fosse uma iniciativa inclusiva, com a participação de uma instituição com as características da ARCIAL, que acolhe pessoas especiais”, explicou José Francisco Rolo.

Para além da ação da florestação, o município disponibilizou durante a manhã, alguns carvalhos e castanheiros aos munícipes que passaram pelas instalações da Câmara Municipal, bem como material informativo sobre a proteção da floresta, num convite à florestação. A reflorestação de áreas ardidas tem sido uma preocupação do Município.

A próxima ação está agendada para o dia 6 de abril, em Rio de Mel, na freguesia de São Gião. Numa zona largamente afetada por um incêndio que deflagrou em 2012 e consumiu 2600 hectares de floresta, serão plantados mais de dois mil pinheiros mansos, espalhados por três mil hectares de terreno.

LEIA TAMBÉM

CDU reclama transporte público até Ervedal da Beira e acusa Câmara de se esquecer de obras importantes

Os elementos da CDU representados na União das Freguesias de Ervedal da Beira e Vila Franca …

Tábua inaugurou posto de carregamento de veículos eléctricos

A Câmara Municipal de Tábua inaugurou hoje o Posto de Carregamento de Veículos Eléctricos. O …