Oliveira do Hospital associa-se a Seia e Gouveia para constituição da “Agência de Energias e Ambiente da Serra da Estrela”

 

Os municípios de Oliveira do Hospital, Seia e Gouveia decidiram unir esforços e avançar para a constituição da Agência de Energias e Ambiente da Serra da Estrela. A primeira reunião aconteceu, em Seia, no dia 13 de abril.

Em causa está uma estrutura supramunicipal que permitirá “definir estratégias comuns nos setores da energia e ambiente, maximizando os recursos existentes”.

Em nota de imprensa enviada ao correiodabeiraserra.com, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital explica que a futura agência pretende “promover a criação de emprego e de novas atividades económicas, impulsionar conceitos de eficiência nos processos de planeamento e ordenamento do território, e fomentar a utilização de soluções e tecnologias adequadas à conservação de energia”.

O objetivo, garante a autarquia, é contribuir para o desenvolvimento sustentado da região.

Tomando o exemplo de outras agências similares, o município oliveirense explica que este tipo de projetos visa “conjugar e coordenar políticas de utilização racional de energia e de utilização de energias renováveis com as autarquias, empresas e associações”.

A promoção de relações de cooperação com outras entidades públicas e privadas, visando o desenvolvimento técnico e económico do sector energético, com a máxima rentabilização dos recursos energéticos endógenos, é outro dos objetivos da futura agência.

Identificando os municípios envolvidos como “territórios produtores no setor energético””, a autarquia oliveirense informa ainda que os três concelhos pretendem “afirmar um cluster local onde esta matéria possa ser estudada e ser geradora de dinâmicas e empregos”.

LEIA TAMBÉM

Ministro Pedro Marques garantiu em Nelas que a aposta em infra-estruturas de transporte passa pela ferrovia e IP3, ignorando IC6 e IC12

O ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, assegurou ontem em Canas de Senhorim, Nelas, …

José Carlos Alexandrino lança suspeitas sobre queijeiras de Seia nas descargas ilegais no rio Cobral

Como regresso da chuva, os habitantes que vivem próximo do rio Cobral temem que voltem …