Oliveira do Hospital com dívida municipal “per capita” inferior a metade da média nacional

Oliveira do Hospital com dívida municipal “per capita” inferior a metade da média nacional

Dados do Governo relativos a 2013 demonstram que dez das 308 câmaras municipais portuguesas são responsáveis por mais de um quarto da dívida total municipal. O munícipe médio mais endividado era o de Fornos de Algodres (6627 euros em dívida camarária, por pessoa). A autarquia de Oliveira do Hospital tinha uma dívida global de 7,55 milhões, o correspondente a 366,88 euros por habitante (menos de metade da média nacional situada nos 893 euros per capita). Penedono e Mealhada são os que menos devem (um euro por munícipe).

A base de dados detalhada e actualizada está disponível no Portal da Transparência Municipal (www.portalmunicipal.pt). Miguel Poiares Maduro, o ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, e que tutela o projecto, explicou que o portal “permite aos munícipes e aos cidadãos conhecerem a realidade concreta dos municípios”.

“Possibilita comparar essa realidade com a de outros municípios e permite avaliar e ajuizar políticas públicas a nível local. É um instrumento que vai melhorar a qualidade da nossa democracia e os processos de democratização”, disse.

Com indicadores que vão da gestão financeira (onde está a dívida), à política fiscal de cada câmara, passando pelo desemprego e pela criação de empresas, entre muitos outros, o novo portal permite identificar desde já quais os municípios que mais pesam na dívida pública.

Lisboa, o maior município em habitantes, é o campeão do endividamento: tinha encargo de quase 560 milhões de euros no final de 2013, ainda que uma média anual de 1066 euros por munícipe, ligeiramente acima da média nacional, que ronda os 893 euros per capita.

“Optámos por não fazer “rankings” completos porque cada município é uma realidade distinta”, disse o ministro para justificar o facto de se poder comparar só 25 concelhos de cada vez por indicador.

Foto: www.dinheirovivo.pt

LEIA TAMBÉM

Dois traficantes detidos em Pinhel

O Núcleo de Investigação Criminal de Pinhel da GNR deteve dois homens, de 28 e …

Governo e PSD assinam acordo sobre descentralização que abre portas à regionalização

Governo vai pedir a universidades estudos para uma organização subnacional do Estado, dando mais poderes …