Oliveira do Hospital comemora Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

 

… aos três monumentos nacionais do concelho. A Capela dos Ferreiros, em Oliveira do Hospital, as Ruínas Romanas de Bobadela e a Igreja Moçárabe de Lourosa são os três pontos de visita.

A visita, de caráter gratuito, será dinamizada durante a manhã de 18 de abril, com a concentração dos participantes às 9h30 em Oliveira do Hospital, junto à Capela dos Ferreiros. As comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios decorrem, este ano, sob a égide “Património da Educação”, tema que o Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios elegeu para a celebração desta data em 2013, tendo em conta o vasto legado relacionado com a aprendizagem e o conhecimento que encontra a sua materialização em inúmeros conjuntos e elementos de património arquitetónico, património móvel e património imaterial, de diferentes escalas e valor, e em diversos contextos, espalhados por todo o país.

Por todo o país, em colaboração com a Direção-Geral do Património Cultural, concelhos e entidades públicas e privadas comemoram esta data que tem como objetivo a divulgação e preservação do património que é de todos nós.

O tema escolhido, “Património da Educação” remete ainda para a relação entre as duas realidades, o Património nas diversas facetas e a vasta abrangência da Educação.

O concelho de Oliveira do Hospital conta com diverso património classificado: três monumentos nacionais, 17 imóveis de interesse público e dois imóveis de interesse municipal.

LEIA TAMBÉM

Dominado fogo que hoje se reacendeu em Tábua

O incêndio florestal que deflagrou na terça-feira no concelho de Tábua, que esteve em fase …

Incêndios destruíram mais 500 hectares em Seia

Incêndio de Tábua reacendeu-se e mobiliza centenas de bombeiros

O incêndio que ontem deflagrou em Tábua, está novamente activo. O reacendimento aconteceu ao início da tarde …